Sobre a Revista

Diálogo das Letras (Qualis A3) é uma publicação on-line, de acesso aberto e gratuito, editada pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus de Pau dos Ferros. A revista destina-se a leitores e colaboradores interessados em ler e/ou publicar textos originais e inéditos resultantes de pesquisas relacionadas aos estudos do texto e do discurso e ensino. Os trabalhos devem contemplar a investigação dos objetos texto e discurso ou explorar interfaces desses objetos com o ensino. Aceita-se trabalhos que estejam ancorados nas teorias concernentes a tais objetos, assim como de outras áreas do conhecimento com as quais se possa estabelecer interlocução. 

Anúncios

SUSPENSÃO DE SUBMISSÕES EM 2025

02-09-2025

Prezados(as) colaboradores(as),

Comunicamos que as submissões de textos para o volume 14/2025 estão encerradas a partir de hoje, 2 de julho de 2025.

Em razão do elevado número de artigos submetidos para a composição deste volume, interrompemos temporariamente o recebimento de novos manuscritos. A partir deste momento, nossas ações estarão concentradas no processo de avaliação dos textos já recebidos, de modo a assegurar as publicações dentro do prazo previsto em nossa política editorial.

Informamos ainda que novas submissões serão aceitas somente para o volume 15/2026, cujos prazos serão divulgados oportunamente.

Aproveitamos para agradecer a confiança de todos(as) os(as) autores(as) e coautores(as) que submeteram seus trabalhos, bem como a valiosa colaboração dos(as) pareceristas que têm contribuído para elevar a qualidade das produções publicadas em nossa revista.

Atenciosamente,

Editoria

Saiba mais sobre SUSPENSÃO DE SUBMISSÕES EM 2025

Edição Atual

v. 14 (2025): Publicação Contínua
					Visualizar v. 14 (2025): Publicação Contínua
Publicado: 28-01-2025

Artigos

  • Assédio escolar e desigualdade de gênero: uma análise de discurso crítica de postagens com a hashtag #exposedfortal

    Renata Priscyla Conceição Costa , Júlio Araújo
    e02501
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02501
  • A construção metafórica do perfil do aluno do Ensino Médio no livro didático de Língua Portuguesa

    Tarcilane Fernandes da Silva, Márcia de Brito Pinto
    e02502
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02502
  • A discursividade do terror na midiatização de uma tragédia: a cobertura internacional das enchentes no Rio Grande do Sul

    Antônio Genário Pinheiro dos Santos, Maria Eliza Freitas do Nascimento
    e02503
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02503
  • Mapeamento de cursos de formação de professores de espanhol no Nordeste brasileiro

    José Veranildo Lopes da Costa Junior, Tatiana Lourenço de Carvalho
    e02504
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02504
  • O trabalho com os gêneros digitais na BNCC: reflexões acerca da verticalização e homogeneidade no ensino

    Álvaro Lopes Silva da Rocha, Melina Nascimento Gomes , Valnecy Oliveira Corrêa Santos , Sulemi Fabiano Campos
    e02505
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02505
  • O lugar do “outro” no ensino de Língua Portuguesa: uma análise do trabalho com a alteridade a partir de textos de Clarice Lispector

    Ana Luiza Barretto Bittar-Palu
    e02506
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02506
  • A teoria fala, a prática escuta? Percursos da análise linguística dialógica em artigos científicos

    Amanda Lopes Bezerra, Manassés Morais Xavier
    e02507
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02507
  • Representação dos falantes em materiais didáticos de ensino de língua inglesa: idealização do nativo e da cultura anglo-americana

    Alyne Ferreira de Araújo, Edmilson Luiz Rafael
    e02508
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02508
  • A polêmica em Personagens Bíblicos – Novo Testamento: a retórica do dissenso na argumentação religiosa

    João Vitor Ferreira Rivelli, Rony Petterson Gomes do Vale
    e02509
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02509
  • Funcionalidade e caracterização do gênero charge jornalística: as marcas linguístico-enunciativas da ironia, da crítica e do humor

    Hugo Fernando da Silva Nascimento, Erivaldo Pereira do Nascimento
    e02510
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02510
  • Discursos retórico-argumentativos do jornal “O Dia” sobre o Sanatório Meduna

    Francisco Herbert da Silva, Joao Benvindo de Moura
    e02511
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02511
  • Discurso político e polarização do contrato de comunicação: encenação do ato de linguagem em postagem no Facebook

    Gabriela de Oliveira Zimmermann, Ernani Cesar de Freitas
    e02512
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02512
  • Poetas populares do Nordeste e a posição de autoria: uma perspectiva discursiva de letramento

    Anderson de Carvalho Pereira
    e02513
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02513
  • Os gêneros orais na “Coleção tempo de aprender”: contribuições para a educação de jovens e adultos

    Maria Bonfim Alves Cândido, José Rodrigues de Mesquita Neto, Maria Solange de Farias
    e02515
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02515
Ver Todas as Edições