Poetas populares do Nordeste e a posição de autoria: uma perspectiva discursiva de letramento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02513

Palavras-chave:

Poesia brasileira, autoria, letramento

Resumo

O vasto alcance da função poética da linguagem, tal como veiculada entre poetas populares do Nordeste brasileiro, parece afastado dos usos do português brasileiro cotidiano. Todavia, esta função se faz notar pela retomada da relação entre oralidade e escrita, incluindo seus vestígios de herança da Grécia Antiga, que passa pelos usos cotidianos da linguagem. Neste artigo, o objetivo é abordar o debate sobre esta alteridade entre oralidade e escrita, a partir de uma noção de sujeito descentrado (da Psicanálise lacaniana e da Análise de Discurso), que fundamenta o conceito de autoria. E demonstrar de que modo a posição de autoria pode ser indiciada nessas produções populares. Para isto, foi analisado um corpus formado por poesias de Zé da Luz e Leonardo Mota sob a perspectiva discursiva de autoria. Como resultados, apresentamos um debate sobre o controle da rima e da ambiguidade como formas de assegurar o controle da deriva dos sentidos e garantir a retroação do dizer, dois pressupostos para instalação da posição de autoria.

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Biografia do Autor

Anderson de Carvalho Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Ciências (Psicologia) pela Universidade de São Paulo (USP), Campus de Ribeirão Preto, com estágio na Universidade de Paris XIII. Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Itapetinga. Líder do Grupo de Investigação sobre narrativas, práticas letradas e discurso e Pesquisador de Bolsa de Produtividade do CNPq.

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Publicado

29-09-2025

Como Citar

PEREIRA, Anderson de Carvalho. Poetas populares do Nordeste e a posição de autoria: uma perspectiva discursiva de letramento. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 14, p. e02513, 2025. DOI: 10.22297/2316-17952025v14e02513. Disponível em: https://homologacaoperiodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6859. Acesso em: 5 out. 2025.

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