Discurso político e polarização do contrato de comunicação: encenação do ato de linguagem em postagem no Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02512

Palavras-chave:

Discurso político, Estratégias discursivas, Polarização

Resumo

Esta pesquisa aborda o discurso político no contexto das eleições presidenciais de 2022. O objetivo consiste em descrever e analisar os possíveis interpretativos que decorrem das estratégias discursivas e imagens de identificação encenadas na significação dos posicionamentos políticos de esquerda e direita, manifestados no contrato de comunicação na rede social Facebook, durante o período da eleição presidencial brasileira de 2022. Utiliza-se, para a aplicação teórico-metodológica, a Teoria Semiolinguística de Charaudeau (2005, 2017, 2019a, 2019b, 2020), Emediato (2022) em interface com o Discurso Político conforme Charaudeau (2018, 2020, 2022), Soares (2022), Tarouco e Madeira (2013) e Bobbio (1995). Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, exploratória e descritiva; além disso, no que concerne à sua análise ela é bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. O corpus constitui-se de uma postagem feita no Facebook por um usuário aleatório, e respectivos comentários decorrentes, no período de 1 a 31 de outubro de 2022, durante a fase eleitoral presidencial, que repercutiram posicionamentos políticos marcadamente de esquerda e direita. Os resultados revelam que, apesar de ideologias opostas, os discursos de esquerda e direita partilham de estratégias discursivas semelhantes, através da projeção de um ethos de identificação. Na pesquisa realizada, fica evidente que no discurso político predominam estratégias de captação e projeção de imagens que visem a identificação via valores comuns desejados e partilhados, visto que o jogo político se apoia na necessidade de mostrar-se crível e em dissociação com o discurso a que se contrapõe.

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Biografia do Autor

Gabriela de Oliveira Zimmermann, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (RS). Professora da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul em Ijuí (RS).

Ernani Cesar de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Membro do Grupo de Trabalho Discurso, Trabalho e Ética da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística.

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Publicado

29-09-2025

Como Citar

ZIMMERMANN, Gabriela de Oliveira; FREITAS, Ernani Cesar de. Discurso político e polarização do contrato de comunicação: encenação do ato de linguagem em postagem no Facebook. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 14, p. e02512, 2025. DOI: 10.22297/2316-17952025v14e02512. Disponível em: https://homologacaoperiodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/7144. Acesso em: 5 out. 2025.

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