Discurso político e polarização do contrato de comunicação: encenação do ato de linguagem em postagem no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02512Palavras-chave:
Discurso político, Estratégias discursivas, PolarizaçãoResumo
Esta pesquisa aborda o discurso político no contexto das eleições presidenciais de 2022. O objetivo consiste em descrever e analisar os possíveis interpretativos que decorrem das estratégias discursivas e imagens de identificação encenadas na significação dos posicionamentos políticos de esquerda e direita, manifestados no contrato de comunicação na rede social Facebook, durante o período da eleição presidencial brasileira de 2022. Utiliza-se, para a aplicação teórico-metodológica, a Teoria Semiolinguística de Charaudeau (2005, 2017, 2019a, 2019b, 2020), Emediato (2022) em interface com o Discurso Político conforme Charaudeau (2018, 2020, 2022), Soares (2022), Tarouco e Madeira (2013) e Bobbio (1995). Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, exploratória e descritiva; além disso, no que concerne à sua análise ela é bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. O corpus constitui-se de uma postagem feita no Facebook por um usuário aleatório, e respectivos comentários decorrentes, no período de 1 a 31 de outubro de 2022, durante a fase eleitoral presidencial, que repercutiram posicionamentos políticos marcadamente de esquerda e direita. Os resultados revelam que, apesar de ideologias opostas, os discursos de esquerda e direita partilham de estratégias discursivas semelhantes, através da projeção de um ethos de identificação. Na pesquisa realizada, fica evidente que no discurso político predominam estratégias de captação e projeção de imagens que visem a identificação via valores comuns desejados e partilhados, visto que o jogo político se apoia na necessidade de mostrar-se crível e em dissociação com o discurso a que se contrapõe.
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