A relação texto-imagem em verbetes de um dicionário de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.22297/dl.v5i2.2135Palabras clave:
Lexicografia pedagógica, Verbete, Texto e imagem, MultimodalidadeResumen
Muito se vem discutindo sobre a relação entre texto e imagem em textos multimodais. Nesta pesquisa, investigamos como se dá essa relação em dicionários. Para tanto, selecionamos o dicionário Oxford Wordpower: dictionary for learners of English para analisarmos os verbetes, no sentido de verificar se a relação entre a imagem e o texto é de complementaridade ou se é de dependência. O trabalho está fundamentado nos estudos de Kress e van Leeuwen (2006), Martinec e Salway (2005) sobre imagem e texto verbal, e nos de Pontes (2003, 2009) sobre dicionários. Notamos que as imagens no dicionário analisado exercem duas funções: a de modificante, em relação ao verbete, e a de modificado, em relação à definição. Percebemos também que há status de complementaridade e, em relação à lógico-semântica, deparamo-nos com ampliação, explicação e extensão entre imagem-texto.
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DICIONíRIO
Oxford Wordpower: dictionary for learners of English. Oxford university Press, 2000.
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