Os gêneros orais na “Coleção tempo de aprender”: contribuições para a educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02515

Palavras-chave:

Livro didático, Oralidade, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral analisar a abordagem dos gêneros orais na “Coleção Tempo de Aprender” (Silva; Silva; Marchetti, 2013). Os objetivos específicos estão definidos como: (i) identificar os gêneros orais contemplados no livro didático e (ii) verificar a função social e comunicativa dos gêneros orais encontrados. Como fundamentação teórica, baseamo-nos em documentos oficiais nacionais e estaduais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997), a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), e o Documento Curricular Referencial do Ceará (Ceará, 2021). Para embasar a discussão sobre oralidade, recorremos às obras de Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018), Silva (2018) e Bilro et al. (2023). Quanto à metodologia, esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Nesse aspecto, este trabalho está inserido na linha de pesquisa que discute os estudos da linguagem e práticas sociais, utilizando como objeto de análise a “Coleção Tempo de Aprender”. Após a análise, constatamos que o livro didático aborda os gêneros orais de forma limitada, com propostas de exercícios focados principalmente no uso da fala em contextos informais.

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Biografia do Autor

Maria Bonfim Alves Cândido, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestra em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Pau dos Ferros. Professora na escola estadual CEJA Ana Vieira Pinheiro e no Centro de Educação Infantil Cidadão, na cidade do Icó, Ceará. 

José Rodrigues de Mesquita Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Pau dos Ferros. Realizou estágio de pós-doutoramento pelo Programa de Pós- Graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus de Natal. Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE) e do Grupo de Pesquisa em Prosódia, Variação e Ensino (PROVALE).

Maria Solange de Farias, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Língua Espanhola pela Universidad de Salamanca, Espanha. Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Central. Vice-Líder do Grupo de pesquisa em Linguística e Literatura (GPELL).

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Publicado

05-10-2025

Como Citar

CÂNDIDO, Maria Bonfim Alves; MESQUITA NETO, José Rodrigues de; FARIAS, Maria Solange de. Os gêneros orais na “Coleção tempo de aprender”: contribuições para a educação de jovens e adultos. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 14, p. e02515, 2025. DOI: 10.22297/2316-17952025v14e02515. Disponível em: https://homologacaoperiodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/7103. Acesso em: 6 out. 2025.

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