Os gêneros orais na “Coleção tempo de aprender”: contribuições para a educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02515Palavras-chave:
Livro didático, Oralidade, Educação de Jovens e AdultosResumo
Este estudo tem como objetivo geral analisar a abordagem dos gêneros orais na “Coleção Tempo de Aprender” (Silva; Silva; Marchetti, 2013). Os objetivos específicos estão definidos como: (i) identificar os gêneros orais contemplados no livro didático e (ii) verificar a função social e comunicativa dos gêneros orais encontrados. Como fundamentação teórica, baseamo-nos em documentos oficiais nacionais e estaduais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997), a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), e o Documento Curricular Referencial do Ceará (Ceará, 2021). Para embasar a discussão sobre oralidade, recorremos às obras de Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018), Silva (2018) e Bilro et al. (2023). Quanto à metodologia, esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Nesse aspecto, este trabalho está inserido na linha de pesquisa que discute os estudos da linguagem e práticas sociais, utilizando como objeto de análise a “Coleção Tempo de Aprender”. Após a análise, constatamos que o livro didático aborda os gêneros orais de forma limitada, com propostas de exercícios focados principalmente no uso da fala em contextos informais.
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