INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR NA REGIÃO-FRONTEIRA DO ALTO OESTE POTIGUAR
DOI:
https://doi.org/10.59776/2526-3889.2025.5689Resumo
Este artigo objetiva discorrer sobre a interiorização do ensino técnico e superior em Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte (RN), sendo esse município um polo educacional na região-fronteira interna do Alto Oeste Potiguar (AOP), englobando limites entre três estados, além de municípios do RN, os do Ceará e Paraíba. Utiliza pesquisas teóricos metodológicos, trabalhos de campo e análises de dados de instituições situadas no recorte de estudo, sendo estas: IFRN, FACEP, UERN e UFERSA. Acredita-se que as políticas públicas educacionais voltadas ao ensino técnico e superior implementas em Pau dos Ferros, sobretudo após os anos 2000, reverberaram na constituição de uma região-fronteira interna do Alto Oeste Potiguar, tendo em vista a origem dos alunos matriculados nas IES, os quais, em sua maioria, advêm de outras cidades, principalmente das do oeste do estado do RN, mas também da Paraíba e Ceará.
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