AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO NO PERIÓDICO ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (2010-2023)
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i35.6919Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Ensino Médio, Educação Escolar, Revisão sistemáticaResumo
O Ensino Médio é a etapa da Educação Básica com os maiores e mais preocupantes índices de reprovação e de evasão escolar. Pode-se inferir que são diversos os fatores que levam a essa situação. Diante deste contexto, investigar o Ensino Médio no Brasil se faz necessário, sendo o objetivo desta pesquisa realizar uma revisão sistemática sobre a avaliação da aprendizagem no Ensino Médio entre os números publicados na revista Estudos em Avaliação Educacional, de 2010 a 2023. Na revisão, foram coletados e tabulados 433 artigos, de setembro de 2023 a janeiro de 2024. A sistematização dos dados e as análises dos artigos indicam alta predominância de pesquisas sobre políticas e avaliações em larga escala (229) neste importante periódico, direcionado justamente aos estudos sobre avaliação. Entre aqueles sobre avaliação da aprendizagem (154), apenas nove se referem a pesquisas no Ensino Médio.
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