AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO NO PERIÓDICO ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (2010-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i35.6919

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Ensino Médio, Educação Escolar, Revisão sistemática

Resumo

O Ensino Médio é a etapa da Educação Básica com os maiores e mais preocupantes índices de reprovação e de evasão escolar. Pode-se inferir que são diversos os fatores que levam a essa situação. Diante deste contexto, investigar o Ensino Médio no Brasil se faz necessário, sendo o objetivo desta pesquisa realizar uma revisão sistemática sobre a avaliação da aprendizagem no Ensino Médio entre os números publicados na revista Estudos em Avaliação Educacional, de 2010 a 2023. Na revisão, foram coletados e tabulados 433 artigos, de setembro de 2023 a janeiro de 2024. A sistematização dos dados e as análises dos artigos indicam alta predominância de pesquisas sobre políticas e avaliações em larga escala (229) neste importante periódico, direcionado justamente aos estudos sobre avaliação. Entre aqueles sobre avaliação da aprendizagem (154), apenas nove se referem a pesquisas no Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cáthlen Lemos Silva, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com Especialização em Neurociência Aplicada à Educação pela Faculdade Sapiens. Membra do Grupo de Pesquisa HISTCULT UNIR.

Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutor em Educação  (UFPel). Pós-Doutor em Ensino de Ciências e Humanidades (UFAM). Pedagogo e Cientista da Computação (UCPel). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEEProf) e líder do grupo de pesquisa HISTCULT – Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos da UNIR.

Referências

ALVES, P. T. de A., SILVA, S. A. da., JUCÁ, S. C. S. O percurso histórico do ensino médio brasileiro (1837-20147). Revista Contemporânea de Educação, [S. I.], v. 22, n. 39, p. 137-155, maio/ago. 2022.

ARAÚJO, E. S. PRADO, A. C. de F. C. DAMAZIO, A. Avaliação e ensino desenvolvimental: da medição à mediação. Educativa, Goiânia, v. 25, p. 1-23, 2022.

AROMATARIS, E.; PEARSON, A. The systematic review: an overview. American Journal of Nursing, [S. I.], v. 114, n. 3, p. 53-58, 2014. DOI: https://doi.org/10.1097/01.NAJ.0000444496.24228.2c

BARBOSA, B. G.; MOHAMAD EL TASSA, K. O.; DE CARVALHO CRUZ, G.; DE MADRID, S. C. O. Teoria desenvolvimental e a avaliação nas aulas de Educação Física. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 33, p. e08557, 2022. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v33.8557

BOA ISABEL, M. B.; SANTOS, L. L.; FERENC, A. V. F. A face oculta da avaliação em Angola. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 31, n. 77, p. 446–471, 2020. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6816

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p.

BRASIL. Lei n.º 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1961.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2014.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília, DF. (2017a). DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.773

BRASIL. Lei nº 4.224, de 9 de abril de 1942. Lei orgânica do ensino secundário. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1942.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as diretrizes e bases parra o ensino de 1º e 2º graus. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1971.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. Brasília, 2017b.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio): Parte I - Bases legais. Brasília: Secretaria de Educação Básica/MEC, 2000.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, [S. I.], v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa

BRAVO, M. H. de A.; CHAPPAZ, R. de O.; SERRAO, L. F. S.; ARCAS, P. H.; MUNHOZ ALAVARSE, O.; PIMENTA, C. O. Avaliação educacional no Brasil: artigos acadêmicos de 1997 a 2018. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 33, p. e08681, 2022. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v33.8681

BRITO, C. A. L. de.; CASTRO, R. F. de. Processos formativos para avaliação da aprendizagem por professores de pedagogia atuantes em Porto Velho/RO. Revista Educar Mais, [S. I.], v. 7, p. 899-914, 2023. DOI: https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3661

CABRAL, U. A. Em 2023, massa de rendimentos e rendimento domiciliar per capita atingem recorde. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 19 abr. 2024. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/39809-em-2023-massa-de-rendimentos-e-rendimento-domiciliar-per-capita-atingem-recorde. Acesso em: 20 abr. 2024.

DAVIDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. Havana: Pueblo y Educación, 1982.

DUARTE, N. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (Orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: UNESP, 2010. Cap. 2, p. 33-49.

EAE – Estudos em Avaliação Educacional. Sobre a Revista Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo: EAE, [2020]. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/about. Acesso em: 10 dez. 2023.

INEP- Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria nº 109/2009. Estabelece a sistemática para a realização do exame nacional do ensino médio no exercício de 2009. Brasília: INEP, 2019.

KUENZER, A. Z. Ensino Médio e profissional: as políticas do estado neoliberal. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

KUENZER, A. Z. Sistema educacional e a formação de trabalhadores: a desqualificação do Ensino Médio Flexível. Ciência & saúde coletiva, [S. I.], v. 25, n. 1, p. 55-66, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.28982019

LINDE, K.; WILLICH, S. N. How objective are systematic reviews? Differences between reviews on complementary medicine. Journal of the royal society of medicine, [S. I.], v. 96, p. 17-22, 2003. DOI: https://doi.org/10.1177/014107680309600105

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LUCKESI, C. C. Avaliação em Educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.

LUDKE, M. Um olhar crítico sobre o campo da avaliação escolar. In: FREITAS, L. C. (org.). Avaliação: construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Editora Insular, 2002. p. 89-98.

MAGNATA, R. C. V.; ABRANCHES, A. de F. P. de S. Conselho de classe com participação estudantil: compreensões sobre avaliação da aprendizagem. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 72, p. 738–773, 2021. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4907

MAGNATA, R. C. V.; SANTOS, A. L. F. dos. Avaliação formativa da aprendizagem: a experiência do conselho de classe. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 63, p. 768–802, 2015. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3253

MORAES, D. A. F. de. Prova: instrumento avaliativo a serviço da regulação do ensino e da aprendizagem. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 22, n. 49, p. 233–258, 2011. DOI: https://doi.org/10.18222/eae224920111975

NASCIMENTO, L. A. e L. do; RÔÇAS, G. Portfólio: uma opção de avaliação integrada para o ensino de Ciências. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 63, p. 742–767, 2015. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3209

NASCIMENTO, M. N. M. Ensino médio no Brasil: determinações históricas. Publicatio UEPG ciências humanas, linguística, letras e artes, Ponta Grossa, v. 15, n. 1, p. 77-87, jun. 2007.

ORTEGA, A. R.; HOLLERBACH, J. D. G. Uma leitura marxista da Reforma do Ensino Médio: o desenvolvimento da ideologia burguesa de educação. Educação em foco, Belo Horizonte, v. 26. n. 50, p. 1-30, ago./dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6817

POLTRONIERI, H.; CALDERÓN, I. A. Avaliação na educação básica: a revista Estudos em Avaliação Educacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 53, p. 82–103, 2012. DOI: https://doi.org/10.18222/eae235320121916

RAMOS, R. C.; SARMENTO, D. F.; MENEGAT, J. Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia: concepções e práticas docentes. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, p. e08170, 2021. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v32.8170

ROSA, L. S. da; MACKEDANZ, L. F. A análise temática como metodologia na pesquisa qualitativa em Educação em Ciências. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8574, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8574. DOI: https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8574

SANTOS, V. O crescimento econômico afetando a EJA no início do século XXI. Sinergia, [S. I.], v. 16, n. 3, p. 186-197, 2015.

SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008. SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SFORNI, M. S. de F. Interação entre Didática e Teoria Histórico-Cultural. Educação & Realidade, [S. I.], v. 40, n. 2, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623645965

SILVA, E. B.; CASTRO, R. F. de. Periodização do desenvolvimento psicológico e atividade pedagógica de ensino: elementos teórico-práticos para pensar formação docente e educação escolar. Obutchénie, [S.I.], v. 7, n. 3, p. 1–21, 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-71003

SILVA, E. L.; KANASHIRO, E. Avaliação visual da aprendizagem: uma alternativa para alunos surdos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 63, p. 688–714, 2015. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3111

SILVA, J. L. C. da; SILVEIRA, É. da S. Avaliação emancipatória do ensino médio politécnico: experiências etnográficas na Educação Física. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 71, p. 472–503, 2018. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4950

VASCONCELLOS, C. dos S. Avaliação da aprendizagem: práxis de mudança – por uma práxis transformadora. 13. ed. São Paulo: Libertad, 2013.

VASCONCELLOS, C. dos S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de aprendizagem escolar. 20. ed. São Paulo: Libertad, 2014.

VIANA, C. N. Avaliação da aprendizagem escolar na perspectiva do desenvolvimento humano. In: ECHALAR, A. D. L. F.; MADEIRA, R. A. da M.; LIBÂNEO, J. C. (Orgs.). Educação escolar e ensino desenvolvimental: estudos na perspectiva de Davydov e outros teóricos. Anápolis: Editora UEG, 2024. cap. 4, p. 91-112.

VIEIRA, V. A. M. de A.; SFORNI, M. S. de F. Avaliação da aprendizagem conceitual. Educar em Revista, [S. I.], v. 2, p. 45-58, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000500003

VIGOTSKI, L. S. Psicologia, educação e desenvolvimento: escritos de L. S. Vigotski. Tradução: Zoia P.; Elizabeth T. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2021.

VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Tradução: Z. Prestes.; Elizabeth T. Rio de Janeiro: E-papers, 2018.

VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas Tomo II (Pensamiento Y Lenguaje). Madrid: Editorial Pedagógica, 1982.

Downloads

Publicado

2025-04-13

Como Citar

Silva, C. L., & Castro, R. F. de. (2025). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO NO PERIÓDICO ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (2010-2023). Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(35). https://doi.org/10.21920/recei.v11i35.6919

Edição

Seção

Artigos