ENERGIA SOLAR NO CEARÁ: PERSPECTIVAS DE EXPANSÃO E POTENCIALIDADES NO SETOR TURÍSTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2025.6856

Palavras-chave:

Energia Solar, Turismo Sustentável, Desenvolvimento Regional

Resumo

O trabalho explora o desenvolvimento do mercado de energia solar fotovoltaica no estado do Ceará, considerando sua inserção nos arranjos produtivos regionais e nas políticas de transição energética. A análise contempla a articulação desse setor com dinâmicas econômicas locais, estabelecendo relação com o setores estratégicos do turismo. O estudo inicia com uma introdução ao cenário atual do Ceará, enfatizando seu potencial tanto para a energia solar quanto para a economia do estado, destacando a importância de integrar esses setores para promover um desenvolvimento mais sustentável e equilibrado, beneficiando comunidades locais e o meio ambiente. A pesquisa utilizou uma abordagem mista, combinando análises quanti-qualitativas sobre a produção de energia solar e aplicação em empreendimentos turísticos. O artigo detalha o crescimento do mercado de energia solar no Ceará, apresentando dados sobre a capacidade instalada, investimentos realizados e projetos em andamento. A sinergia entre os setores é ilustrada por meio de exemplos de iniciativas que combinam turismo hoteleiro e sustentabilidade. Os resultados mostram que a integração desse mercado tem potencial para gerar benefícios significativos. A energia solar não só contribui para a redução de custos energéticos em empreendimentos, mas também atrai turistas interessados em práticas sustentáveis. Também são abordados os desafios enfrentados, como a necessidade de infraestrutura adequada e políticas públicas que incentivam essa integração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Aurilio de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Pós-graduado em Turismo Sustentável (IFCE). Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2023). Tecnólogo em Gestão de Marketing pela Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (2016). Possui experiência na área administrativa na Pró-Reitoria de Extensão da UECE por meio do Programa de Bolsas de Estudos e Permanência Universitária (PBEPU). Foi bolsista integrado ao Laboratório de Estudos de População (LEPOP) da UECE (2020-2021), onde desenvolveu projetos de pesquisa em Geografia, Povoamento e Território. Estagiou na Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental de Caucaia (2021), exercendo atividades de vetorização e georreferenciamento de plantas de loteamentos. Atuou como Recenseador no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2022-2023) na área de coleta de dados censitários e demográficos. Foi estagiário do setor de Cadastro Imobiliário do Município, da Secretaria Municipal das Finanças de Fortaleza (2022-2024). Foi bolsista do projeto REURB-Fortaleza pela UECE/Habitafor. Atua principalmente na área de Geoprocessamento, com ênfase em Sistema de Informação Geográfica (SIG), e consultoria ambiental.

Jorge Luís Vasconcelos de Lima , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Possui graduação em Turismo pelo Instituto Federal do Ceará (2023). Tem experiência na área de Turismo.

Antonio Cavalcante de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutorado Sanduiche Centro de Estudos Sociais [CES] da Universidade de Coimbra, Portugal, Pós-Doutorado em Desenvolvimento Regional na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atividade docente (FADEP, UNOESC, FAF, PUC-PR) e trabalhou como professor de ensino à Distância no LED/UFSC e curso de Pós-graduação em Educação Escolar para comunidade indígena ofertada pela empresa Troposphera-PR. ATUALMENTE é professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará [IFCE] Campus Fortaleza e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Inclusiva [PROFEI] do IFCE e do Pós-Graduação Especialização em Turismo Sustentável - IFCE Campus Fortaleza. Foi professor de Sociologia do Instituto Federal Catarinense [IFCatarinense] Campus Luzerna, bem como foi docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação do Instituto Federal Catarinense [IFC] Campus Camboriú. Área de atuação: tem experiência na área de Sociologia, Antropologia, Ciência Política e Metodologia com foco nos seguintes temas: associativismo, indigenismo, empoderamento, capital social, participação e desenvolvimento sustentável. Tem participado como convidado externo da Comissão Universidade Para Índios (CUIA) do XIV Vestibular Indígena do Paraná de 2014, Comissão Recursal de Heteroindificação do IFCE e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena - NEABI Campus Fortaleza de 2021 a 2024. Atualmente é membro do Conselho Editorial da Editora EDIFCE e Membro da Equipe Editorial da Revista Conexões do IFCE. Revisor Ad doc das revistas: Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste, Cascavel, Paraná e Revista Interações USCD, Campus Grande, MS; Revista Equatorial do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN. Atualmente líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Indígena, Território, Turismo Comunitário e Hospitalidade (GPCITCH), do IFCE Campus Fortaleza.

Referências

ABSOLAR, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Parque de energia solar em Quixeré estima ocupar área equivalente a 449 campos de futebol. 2021. Disponível em: <https://www.absolar.org.br/noticia/parque-de-energia-solar-em-quixereestima-ocupar-area-equivalente-a-449-campos-de-futebol-2/. Acesso em: 7 fev. 2025.

ADECE, Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará. Governo do Ceará apresenta potenciais competitivos no Intersolar Summit Brasil Nordeste. 2022. Disponível em: <https://www.adece.ce.gov.br/2022/04/26/governo-do-ceara-apresentapotenciais-competitivos-do-estado-no-intersolar-summit-brasil-nordeste/. Acesso em: 7 fev. 2025.

AMARAL, Danilo. Mercado cearense de geração de energia solar entusiasma investidores. TrendsCE, Fortaleza, 15 jul. 2022. Disponível em: https://www.trendsce.com.br/2022/07/15/mercado-cearense-de-geracao-de-energia-solar-entusiasma-investidores/. Acesso em: 19 jul. 2024.

ATLAS SOLAR GLOBAL. Metodologia. Solargis, 2024 Disponível em: http://www.globaldadosdeenergia.info. Acesso em: 24 set. 2024.

BANCO DO NORDESTE. Banco do Nordeste financia novo empreendimento turismo no Ceará com grupo Beach Park. Fortaleza, CE, 2024. Disponível em: https://www.trendsce.com.br/2022/07/15/mercado-cearense-de-geracao-de-energia-solar-entusiasma-investidores/. Acesso em: 24 set. 2024.

CRESWELL, J. W. Design de Pesquisa: Abordagens de Métodos Qualitativos, Quantitativos e Mistos. 2014.

DIAS, Reinaldo. Introdução ao turismo. São Paulo: Atlas, 2008.

ESTADÃO. Parque de energia solar em Quixeré estima ocupar área equivalente a 449 campos de futebol. 2021. Disponível em: https://www.gasnet.com.br/Conteudo/21442/index.html#. Acesso em: 7 fev. 2025.

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ. Atlas Eólico e Solar do Ceará 2019. Fortaleza: Secretaria de Infraestrutura do Ceará, 2019. Disponível em: http://atlas.adece.ce.gov.br/ebook/mobile/index.html. Acesso em: 16 jul. 2024.

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ. Primeira Usina de Energia Solar é inaugurada no Ceará. 4 ago. 2011. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2011/08/04/primeira-usina-de-energia-solar-e-inaugurada-no-ceara/. Acesso em: 21 jul. 2024.

GR SOLAR. Vantagens da energia solar em hotéis. GR Solar Energia, 2024. Disponível em: https://grsolarenergia.com.br/vantagens-da-energia-solar-em-hoteis/. Acesso em: 25 ago. 2025.

IBAHIA. Hotéis cearenses apostam no turismo sustentável como diferencial. IBahia Sustentabilidade, 2022. Disponível em: https://www.ibahia.com/sustentabilidade/hoteis-cearenses-apostam-no-turismo-sustentavel-como-diferencial. Acesso em: 25 ago. 2025.

IPEA - Instituto De Pesquisa Econômica Aplicada. Desenvolvimento regional no Brasil: políticas, estratégias e perspectivas. Organização de Aristides Monteiro Neto, César Nunes de Castro, Carlos Antonio Brandão. Rio de Janeiro: Ipea, 2017. 475 p.:il., gráfs., mapas color.

MONTEZUMA, L. Projeto que incentiva o uso de energia solar no Ceará tramita na Alece. O Povo, 09 jul. 2024. Disponível em: https://www.al.ce.gov.br/index.php/noticias/47008-projeto-que-incentiva-o-uso-de-energia-solar-no-ceara-tramita-na-alece. Acesso em: 24 set. 2024.

RODRIGUES, F. N.; CORIOLANO, L. N. Resorts e responsabilidade socioambiental no Porto das Dunas, Aquiraz – CE. p. 207-235. In: Turismo e prática de responsabilidade socioambiental em empreendimentos turísticos no nordeste brasileiro. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2017. 608 p.

RODRIGUES, L. Empresas do Ceará incorporam práticas ESG com uso de energia solar, cursos e lixo reciclado. Diário do Nordeste. Diário do Nordeste, 2023. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/negocios/empresas-do-ceara-incorporam-praticas-esg-com-uso-de-energia-solar-cursos-e-lixo-reciclado-1.3430044/mais-de-economia-do-mar-1.3430427/mares-e-ventos-do-cear%C3%A1-atraem-kitesurfistas-ampliam-alta-esta%C3%A7%C3%A3o-e-aquecem-a-economia-local-7.4890629. Acesso em: 25 ago. 2025.

SEBRAE. Boletim de Tendências Sebrae: energia solar para um turismo ecológico. 2022. Disponível em: https://ecoturismo.ms.sebrae.com.br/. Acesso em: 24 set. 2024.

SETUR, Secretaria do Turismo do Ceará. 60% dos turistas interessados em esportes e aventuras procuram o Ceará para prática de kitesurfe. 2024. Disponível em: <https://www.setur.ce.gov.br/2024/08/01/60-dos-turistas-interessados-em-esportes-e-aventuras-procuram-o-ceara-para-pratica-de-kitesurfe/. Acesso em: 7 fev. 2025.

SILVA, B. A. O. Aproveitamento e potencial da energia solar no nordeste brasileiro. Meio Ambiente (Brasil), v. 5, n. 1, p. 55-66, 2023. Disponível em: https://meioambientebrasil.com.br/index.php/MABRA/article/view/295 . Acesso em: 24 set. 2024.

Publicado

01-09-2025

Como Citar

ARAÚJO, Francisco Aurilio de; LIMA, Jorge Luís Vasconcelos de; ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. ENERGIA SOLAR NO CEARÁ: PERSPECTIVAS DE EXPANSÃO E POTENCIALIDADES NO SETOR TURÍSTICO. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 15, p. e02517, 2025. DOI: 10.33237/2236-255X.2025.6856. Disponível em: https://homologacaoperiodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/6856. Acesso em: 2 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.