Estratégias metadiscursivas de posicionamento e engajamento em redações nota 1000 do ENEM 2023
DOI :
https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02529Mots-clés :
Metadiscurso, Redações nota 1000, ENEM 2023Résumé
Na redação do ENEM, é esperado que o estudante mobilize recursos linguísticos que marquem sua posição, bem como orientem o percurso de leitura por parte do avaliador, como um aspecto da natureza interativa da escrita. Nesse contexto, o uso de recursos metadiscursivos permite atender a esse propósito. Diante disso, o objetivo deste trabalho é investigar se os candidatos do ENEM agenciam recursos metadiscursivos em seus textos e como esses recursos impactam a realização dos propósitos comunicativos do gênero. A investigação está fundamentada nas contribuições de Swales (1990) sobre a abordagem sociorretórica de gêneros, bem como nas discussões de Hyland (2005, 2024) sobre metadiscurso. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, que tem como corpus 10 redações nota 1000 produzidas por candidatos do ENEM 2023 e que estão disponíveis para consulta pública, a partir das quais investigamos o uso e a pertinência dos recursos metadiscursivos agenciados por eles em seus textos. Os resultados apontam o uso de transições, marcadores de enquadramento, marcadores endofóricos e evidenciadores, além de atenuadores, intensificadores, marcadores de atitude e marcadores de engajamento. O efeito do uso desses recursos é a articulação coerente das ideias do texto, bem como a construção bem-sucedida de formas de engajamento e persuasão.
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© Lenilton Damião da Silva Junior, Benedito Gomes Bezerra, Vlader Nobre Leite 2025

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