Estratégias metadiscursivas de posicionamento e engajamento em redações nota 1000 do ENEM 2023

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02529

Mots-clés :

Metadiscurso, Redações nota 1000, ENEM 2023

Résumé

Na redação do ENEM, é esperado que o estudante mobilize recursos linguísticos que marquem sua posição, bem como orientem o percurso de leitura por parte do avaliador, como um aspecto da natureza interativa da escrita. Nesse contexto, o uso de recursos metadiscursivos permite atender a esse propósito. Diante disso, o objetivo deste trabalho é investigar se os candidatos do ENEM agenciam recursos metadiscursivos em seus textos e como esses recursos impactam a realização dos propósitos comunicativos do gênero. A investigação está fundamentada nas contribuições de Swales (1990) sobre a abordagem sociorretórica de gêneros, bem como nas discussões de Hyland (2005, 2024) sobre metadiscurso. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, que tem como corpus 10 redações nota 1000 produzidas por candidatos do ENEM 2023 e que estão disponíveis para consulta pública, a partir das quais investigamos o uso e a pertinência dos recursos metadiscursivos agenciados por eles em seus textos. Os resultados apontam o uso de transições, marcadores de enquadramento, marcadores endofóricos e evidenciadores, além de atenuadores, intensificadores, marcadores de atitude e marcadores de engajamento. O efeito do uso desses recursos é a articulação coerente das ideias do texto, bem como a construção bem-sucedida de formas de engajamento e persuasão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Lenilton Damião da Silva Junior, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Doutorando em Ciências da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, da Universidade Católica de Pernambuco (PPGCL/UNICAP).  Professor de Língua Portuguesa da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano Aurora - Recife - PE. Bolsista PROSUC/CAPES II.

Benedito Gomes Bezerra, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte, e da Universidade Católica de Pernambuco. Líder dos grupos de pesquisa Práticas Discursivas, Interação Social e Ensino (UPE) e Gênero, Texto e Ensino (UNICAP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa FACEPE/CNPq.

Vlader Nobre Leite, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Doutorando em Ciências da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, da Universidade Católica de Pernambuco (PPGCL/UNICAP). Professor Assistente da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Campo de atuação: literatura brasileira contemporânea, estudos culturais e estudo de gêneros.

Références

BHATIA, V. K. Análise de gêneros hoje. In: BEZERRA, B. G.; BIASI-RODRIGUES, B.; CAVALCANTE, M. (org.). Gêneros e sequências textuais. Recife: Edupe, 2009. p. 159-195.

BRASIL. Ministério da Educação. A redação do ENEM: cartilha do(a) participante 2024. Brasília: Inep/MEC, 2024.

CRISMORE, A. Talking with readers: metadiscourse as rhetorical act. New York: Peter Lang, 1989.

DEVITT, A. Teaching critical genre awareness. In: BAZERMAN, C.; BONINI, A.; FIGUEIREDO, D. (Eds.). Genre in a changing world. Colorado; Indiana: The WAC clearinghouse; Parlor Press, 2009, p. 337-351.

FARIA, M. G.; CAVALCANTE, M. M. Posicionamento e engajamento em redações dissertativas. Diadorim, v. 6, p. 131-148, 2009. DOI: https://doi.org/10.35520/diadorim.2009.v6n0a3893. Acesso em: 09 jul. 2024.

HARRIS, Z. S. Computable syntactic analysis: transformations and discourse analysis papers. University of Pennsylvania, 1959.

HYLAND, K. Metadiscourse. In: KESSLER, M.; POLIO, C. (Ed.). Conducting genre-based research in applied linguistics: a methodological guide. Londres: Routledge, 2024. p. 59-81.

HYLAND, K. Metadiscourse: exploring interaction in writing. Londres: Continuum, 2005.

HYLAND, K. Disciplinary discourses: social interactions in academic writing. Harlow: Pearson Education Ltd., 2000.

HYLAND, K. Hedging in scientific research articles. Amsterdam: John Benjamins, 1998.

KOPPLE, W. J. V. Some explanatory discourse on metadiscourse. College Composition and Communication, v. 36, p. 82-93, 1985. DOI: https://doi.org/10.2307/357609. Acesso em: 09 jul. 2024.

ROCHA, L. K.; RIBEIRO, M. C. M. A. Os imaginários sociodiscursivos do ensino de escrita da redação do ENEM de influenciadores digitais. Texto Livre, v. 17, p. e46657, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.46657. Acesso em: 18 nov. 2025.

SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and researching settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

THOMPSON, G.; THETELA, P. The sound of one hand clapping: the management of interaction in written discourse. TEXT, v. 15, n. 1, p. 103-27, 1995. DOI: https://doi.org/10.1515/text.1.1995.15.1.103. Acesso em: 03 jun. 2025.

WILLIAMS, J. Style: ten lessons in Clarity and Grace. Boston: Scott Foresman, 1981.

Téléchargements

Publiée

2025-11-25

Comment citer

SILVA JUNIOR, Lenilton Damião da; BEZERRA, Benedito Gomes; LEITE, Vlader Nobre. Estratégias metadiscursivas de posicionamento e engajamento em redações nota 1000 do ENEM 2023. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 14, p. e02529, 2025. DOI: 10.22297/2316-17952025v14e02529. Disponível em: https://homologacaoperiodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/7179. Acesso em: 6 déc. 2025.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

Articles similaires

1 2 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.