A construção metafórica do perfil do aluno do Ensino Médio no livro didático de Língua Portuguesa
DOI :
https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02502Mots-clés :
Livro Didático de Português, Ensino Médio, Perfil do alunoRésumé
O livro didático (LD) é um material historicamente pensado para reproduzir discursos predominantes que direcionam comportamentos, em especial, do aluno, foco do ensino-aprendizagem na escola. Diante disso, esse artigo propõe analisar e caracterizar, sob o viés da análise materialista do discurso, o perfil do sujeito-aluno do Ensino Médio inscrito no projeto didático autoral de um livro didático de português. Para esta investigação, apoiamo-nos em: Achard (1999), Pêcheux (1997; 2014; 2015); Orlandi (1987; 2012; 2014; 2017); Silva (2020); Azevedo (2014). Adotamos como corpus desta pesquisa o livro didático Interação Português (2020), das autoras Graça Sette, Ivone Ribeiro, Márcia Travalha e Nara Bital. Foi observado através das análises que, apesar do discurso de inovação sustentado pelo livro, que é um dos manuais publicados com as propostas do Novo Ensino Médio, ainda prevalece a metaforização de um aluno de leitura superficial, focado na materialidade verbal do texto, e que desconsidera as condições de produção dos discursos. Esse aluno é preparado para ser protagonista de seu destino, único responsável por seu sucesso ou insucesso, para assumir seu lugar no mercado de trabalho e para reproduzir os discursos dominantes. O LD vem se apoiando em memórias discursivas do perfil de aluno que já existe na educação, bem como em discursos sobre a língua portuguesa como instrumento e expressão do pensamento. Esses discursos reverberam no espaço da escola porque a reforma do Ensino Médio foi projetada para atender às novas necessidades de aumento do capital, e não à realidade educacional do aluno da escola pública brasileira.
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