Assédio escolar e desigualdade de gênero: uma análise de discurso crítica de postagens com a hashtag #exposedfortal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02501

Palavras-chave:

Análise de Discurso Crítica., #exposedfortal., Desigualdades educacionais e escolares.

Resumo

Este estudo examina a escola como um espaço de reprodução das desigualdades de gênero e da violência, por meio da análise interdiscursiva e intertextual dos discursos de estudantes em postagens com a hashtag #exposedfortal. Fundamentado na Análise de Discurso Crítica (ADC) de Fairclough (1989, 2001, 2003), o artigo investiga como o assédio sexual nas escolas impacta a trajetória educacional das estudantes e reforça estruturas de dominação de gênero. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, com análise de postagens do Instagram coletadas entre 21 e 27 de junho de 2020, no contexto do movimento #exposedfortal, no qual vítimas denunciaram assédio e a divulgação não autorizada de imagens íntimas, o que mobilizou investigações e debates sobre violência de gênero. A análise revelou a persistência de discursos misóginos, que invisibilizam o assédio e reforçam estereótipos de gênero, além de empregar estratégias argumentativas que minimizam a gravidade da violência e evidenciam a não assunção da responsabilidade enunciativa por parte dos agressores. Esses discursos, amplificados pelo ambiente digital, demonstram que a misoginia continua sendo uma força argumentativa na sociedade, mesmo diante de esforços institucionais para combatê-la. O estudo conclui que a escola reflete e perpetua essas desigualdades, o que reforça a necessidade de políticas educacionais críticas e medidas institucionais eficazes para lidar com o assédio. A pesquisa busca contribuir para o enfrentamento do machismo, ao fomentar reflexões e ações que fortaleçam a equidade de gênero no ambiente escolar e na sociedade.

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Biografia do Autor

Renata Priscyla Conceição Costa , Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestra em  Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Técnica educacional na equipe de Educação em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade (EDHGS) integrante da Coordenadoria em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade (COEDH) da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Ceará. Membra do grupo de pesquisa DIGITAL (UFC).

Júlio Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Estudos Linguísticos pela UFMG e em Humanidades pela UNILAB. Professor Titular da  Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo DIGITAL e líder do Laboratório de Letramentos e Escrita Acadêmica.

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Publicado

22-04-2025

Como Citar

COSTA, Renata Priscyla Conceição; ARAÚJO, Júlio. Assédio escolar e desigualdade de gênero: uma análise de discurso crítica de postagens com a hashtag #exposedfortal. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 14, p. e02501, 2025. DOI: 10.22297/2316-17952025v14e02501. Disponível em: https://homologacaoperiodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6820. Acesso em: 28 jun. 2025.

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