ÉTICA, ALTERIDADE E EDUCAÇÃO EXISTENCIAL EM KIERKEGAARD E PAULO FREIRE

Autores

  • Jorge Miranda de Almeida UESB

Palavras-chave:

Educação, Subjetividade, Liberdade, Kierkegaard, Paulo Freire

Resumo

Esse artigo apresenta uma abordagem existencial e ética entre o filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard e o educador brasileiro Paulo Freire. Partindo dessas duas referências, tratamos a possibilidade de uma educação ético-existencial de forma crí­tica diante do debate pela liberdade do indiví­duo tendo como perspectiva a existência-ética no engajamento e no compromisso para com a pessoa humana. A abordagem deste artigo envolve ainda a educação diante da subjetividade e sua recepção social, cultural e polí­tica, tendo em vista o contexto de nosso tempo

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Biografia do Autor

Jorge Miranda de Almeida, UESB

Professor Titular DFCH-UESB-BA. Lí­der do Grupo de Pesquisa Memória, Subjetividade e Subjetivação no pensamento contemporâneo do CNPq, Membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard (SOBRESKI).

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

ALMEIDA, Jorge Miranda de. ÉTICA, ALTERIDADE E EDUCAÇÃO EXISTENCIAL EM KIERKEGAARD E PAULO FREIRE. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 93–123, 2020. Disponível em: https://homologacaoperiodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v11i1.3035. Acesso em: 5 ago. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ KIERKEGAARD E A EDUCAÇíO