Uma tentativa de responder provisoriamente à pergunta “o que é filosofia?” no contexto do ensino médio.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25244/1984-5561.2024.6952

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Ensino médio, Definição de filosofia, Ciências humanas e sociais aplicadas

Resumo

“Filosofia” é um termo sem uma definição unívoca. Isso tem consequências sensíveis nos cursos de filosofia do ensino médio. Enquanto outras disciplinas podem começar seus cursos com uma definição clara do que tal disciplina é, o mesmo não pode ser feito com a filosofia. Mas não seria possível lançar uma definição provisória do que seria a disciplina de filosofia (não a filosofia em si), conforme codificada nos documentos oficiais? Utilizando a pista deixada por Russell, segundo a qual a filosofia fica entre a teologia e a ciência, podemos tentar definir a disciplina de filosofia como “aquilo que sobra” no currículo das ciências humanas e sociais aplicadas: o estudo, através de um ou mais métodos, fundados em uma lógica, dos assuntos humanos e sociais não suficientemente contemplados pela história, pela geografia e pela sociologia. Tal definição é consonante com aquilo que o aluno aprende na disciplina de filosofia no ensino médio e poderia seguramente ser usada na abertura do curso, facilitando a compreensão do aluno acerca dos objetos de estudo e dos métodos empregados para estudar tais objetos. Considerações acerca do tempo da aula e das habilidades requeridas do professor são também feitas.

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Biografia do Autor

Yure Almeida, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2017) e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2024). Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará desde 2021. Citação: Almeida, Y. C. M. E-mail: yure.almeida@prof.ce.gov.br.

Evanildo Costeski, Universidade Federal do Ceará

Evanildo Costeski possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1997) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2004). Pós-doutorado no Centro de História e Cultura da Universidade Nova de Lisboa (2012). Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Membro externo do Instituto Eric Weil (IEW) da Université Charles-de-Gaulle, LIlle. Professor do Curso de Mestrado e Doutorado em Filosofia da UFC e do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO). Foi coordenador do Curso de Graduação (2006-2008) e de Pós-Graduação (2010-2012) em Filosofia da UFC e coordenador para Programas Profissionais da área de filosofia da Capes (2017-2022). Presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFC desde 2023. Tem experiência na área de Filosofia e em meta-avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Filosofia, Avaliação, Meta-avaliação, Filosofia Brasileira, Kierkegaard, Eric Weil, Violência, Religião e Relações Internacionais. Citação: Costeski, E. E-mail: costeski@ufc.br.

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

ALMEIDA, Yure; COSTESKI, Evanildo. Uma tentativa de responder provisoriamente à pergunta “o que é filosofia?” no contexto do ensino médio. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 13–27, 2025. DOI: 10.25244/1984-5561.2024.6952. Disponível em: https://homologacaoperiodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6952. Acesso em: 3 ago. 2025.