20 anos do curso de filosofia da UERN em Caicó e o perfil dos próximos 20 anos:

Do ensino de filosofia para uma nova atmosfera (Stimmung) acadêmica-filosófica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25244/1984-5561.2023.6786

Palabras clave:

Filósofo-pensador, Filósofo-técnico, Grande Sertão-Vida, Sertão metafísico

Resumen

O artigo é a partilha do alimento para a festa do pensar celebrativo dos 20 anos do curso de filosofia da UERN em Caicó, ocorrido no ano de 2022. Na língua alemã os verbos pensar (Denken) e agradecer (Danken) têm a mesma proveniência. O pensar do filósofo-pensador tem uma marca, um estigma que marca e demarca, neste ofício, uma peculiaridade e especificidade. É o próprio do filosofar do filósofo-pensador. Um pensar típico, arché-típico, de filósofo. Um pensar (Denken) que se constitui num agradecer (Danken) ao refletir (ge-denken), ao re-cordar (einge-denken), quer dizer, ao trazer ao coração ou ao pensar a memória (An-denken) do Ser que banha ou batiza de sentido o ente, a realidade. “Pois questionar é a piedade do pensamento” (Heidegger, 2006, p. 38). Esse modo de pensar, esse jeito todo próprio de questionamento é seu cacoete, a mandinga do filósofo-pensador. Nesses 20 anos de curso o perfil que se consolidou, em nosso Departamento, foi o ensino de filosofia. Para os próximos 20 anos, em 2042, julgo que celebraremos outro perfil do Departamento, coexistindo com o ensino de filosofia, como sendo a consolidação de pesquisas em outras áreas da filosofia nela mesma.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Érico de Araújo Silva, UERN

Bacharelado em Filosofia (2005), Licenciatura em Filosofia (2006), Mestrado em Filosofia (2008) tendo sido bolsista do CNPq, pela Universidade Federal da Paraíba, e Doutor em Filosofia (2015) pelo Doutorado Integrado em Filosofia (UFPB-UFRN-UFPE), tendo sido bolsista CAPES. Atualmente é Professor CLASSE III, Nível 4, do Departamento de Filosofia da UERN no Campus de Caicó – RN. Foi sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Retórica (SBL). É membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard (SOBRESKI). É o Editor-Chefe da revista Trilhas Filosóficas ISSN 1984-5561. É líder do Grupo de Pesquisa (DGP-CNPq) NEFHEM: Núcleo de Estudos em Fenomenologia, Hermenêutica e Mística do Departamento de Filosofia da UERN. É membro do Grupo de Pesquisa (DGP/CNPq): Margem Kierkegaardiana (UERN/IFEN). Franciscano professo na Ordem Franciscana Secular (OFS).

Citas

ARAÚJO SILVA, Marcos Érico de. “A questão da formação na licenciatura em filosofia: magistério pedagógico, ou magistério filosófico?”. In: Revista Instante, Campina Grande-PB, Brasil, V. 3, N. 1, 2020, p.7-38. DOI: https://doi.org/10.29327/2194248.3.1-1

CELAN, Paul. “Discurso pronunciado al recibir el Premio de Literatura de la ciudad de Bremen”. In: Nombres: Revista de filosofia, Córdoba, Argentina, n. 3, 1993, p. 117-118.

FERNÁNDEZ, Enrique González. “La controversia entre Ortega y Heidegger sobre construir y habitar, clave para la comprensión de tres tesis orteguianas”. In: Quién, N. 18, p. 121-145, 2023. DOI: https://doi.org/10.69873/aep.vi18.6

FOGEL, Gilvan. “Entrevista ‒ professor Gilvan Fogel”. In: Revista Teias, v. 14, n. 32, p. 228-238, maio/ago, 2013.

FOGEL, Gilvan. “A filosofia e seu ensino”. In: Trilhas Filosóficas, Dossiê Filosofia e mística, Fluxo Contínuo, v. 13, n. 1, p. 303-316, 2020. DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v13i1.2408

HAN, Byung-Chul. Vita contemplativa ou sobre a inatividade. Tradução de Lucas Machado e revisão de Daniel Guilhermino. Petrópolis: Vozes, 2023.

HEIDEGGER, Martin. “Construir, habitar, pensar”. In: Ensaios e conferências. 3ª ed. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Bragança Paulista: Universidade São Francisco; Petrópolis: Vozes, 2006.

KIERKEGAARD, Søren. O conceito de angústia: uma simples reflexão psicológico-demonstrativa direcionada ao problema dogmático do pecado hereditário de Vigilius Haufniensis. Tradução e posfácio de Álvaro Luiz Montenegro Valls. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco; Petrópolis: Vozes, 2010.

MELO NETO, João Cabral de. “A educação pela pedra”. In: A educação pela pedra. São Paulo: Alfaguara, 2008.

MELO NETO, João Cabral de. “Tecendo a manhã”. In: A educação pela pedra. São Paulo: Alfaguara, 2008.

ROSA, Guimarães. Grande sertão: veredas. In: Ficção completa, Vol. II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

SILESIUS, Angelus. O peregrino querubínico. São Paulo: Paulus, 1996.

Publicado

2024-12-28

Cómo citar

ARAÚJO SILVA, Marcos Érico de. 20 anos do curso de filosofia da UERN em Caicó e o perfil dos próximos 20 anos:: Do ensino de filosofia para uma nova atmosfera (Stimmung) acadêmica-filosófica. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 129–145, 2024. DOI: 10.25244/1984-5561.2023.6786. Disponível em: https://homologacaoperiodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6786. Acesso em: 6 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê 20 anos do Curso de Filosofia UERN/Caicó (v.16, n.3, 2023, Edição Especial)