Educação e transformação:

o processo de conscientização em Paulo Freire

Autores

  • João Paulo Araújo Pimentel Lima Secretaria de Educação de Fortaleza
  • Eduardo Chagas UFC

DOI:

https://doi.org/10.25244/1984-5561.2024.6182

Palavras-chave:

Educação. Transformação. Conscientização

Resumo

A atualidade da obra de Paulo Freire salta aos olhos quando nos deparamos com um mundo ainda brutalmente desigual, dividido entre uma minoria rica e a grande maioria pobre. O abismo que separa as classes antagônicas não é mero fruto do acaso ou dos desígnios divinos, mas resultado da marcha humana através dos séculos. Por isso, perguntamo-nos sobre o papel da educação na demanda urgente de transformar a dura realidade hodierna em um lugar em que todos possam viver e se desenvolver com dignidade. Essa busca, portanto, é política e exige uma educação que encare o desafio da práxis. Por isso, para esse estudo, adentraremos na reflexão de Freire sobre a conscientização e a importância dessa categoria para uma educação transformadora.

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Biografia do Autor

João Paulo Araújo Pimentel Lima, Secretaria de Educação de Fortaleza

Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2011) e Pedagogia pela Unicesumar (2022). Especialização em Ciência Política pela Unicesumar (2023). Mestrado em Ética e Filosofia Política pelo Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (2017). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2023). Professor efetivo da Secretaria de Educação de Fortaleza. E-mail: pimentel-jp@hotmail.com.

Eduardo Chagas, UFC

Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1989). Mestrado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Doutorado em Filosofia pela Universität Kassel – Alemanha (2002). Pós-Doutorado em Filosofia pela Universität Munster – Alemanha (2018-2019). Professor efetivo (Associado 4) do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Atualmente, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ nível 2). E-mail: ef.chagas@uol.com.br.

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

LIMA, João Paulo Araújo Pimentel; CHAGAS, Eduardo. Educação e transformação:: o processo de conscientização em Paulo Freire. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 67–79, 2025. DOI: 10.25244/1984-5561.2024.6182. Disponível em: https://homologacaoperiodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6182. Acesso em: 3 ago. 2025.