Uma crônica seridoense sobre duas décadas de filosofia

Authors

  • Galileu Galilei Medeiros de Souza UERN

DOI:

https://doi.org/10.25244/1984-5561.2023.4665

Keywords:

Filosofia, Licenciatura, Projeto Pedagógico, Curso de Filosofia de Caicó

Abstract

This article is a chronicle with some data, dates, names, documents and circumstances, which came to mark the history of the 20 years of the Philosophy Course of Caicó, from the perspective of one of its teachers. It is based on the account of its origins as a degree, it accompanies its consolidation inside the Caicó Campus of the University of Rio Grande do Norte, and one comes up with a description of some historical and pedagogical landmarks that characterize the course and make it be what it is.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARISTÓTELES. Metafísica. v. 2 Texto Grego com tradução a frente e comentário de Giovanni Reale. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC — Formação).

BRASIL. Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação; Conselho Pleno. Resolução n. 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, 2015.

FAGUET, Émile. A arte de ler. Campinas: Kírion, 2021.

GUITTON, Jean. O trabalho intelectual. Campinas: Kírion, 2018.

LÉVINAS, Emmanuel. Tra noi: saggi sul pensare-all’altro. Milano: Jaca Book, 2002.

MEDEIROS FILHO, João. O GDS ontem e o CDS hoje. In: SILVA, Francisco de Assis Costa e SOUZA, Galileu Galilei Medeiros de (Orgs.). In principio erat verbum: 80 anos de nossa história com o Colégio Diocesano Seridoense. Caicó/RN: Letra Capital, 2022, p. 38-45.

ORTEGA Y GASSET, José. Missão da Universidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999.

PLATÃO. Teeteto. In: PLATÃO. Diálogos: Teeteto, Sofista, Protágoras. São Paulo: EDIPRO, 2014.

ROCHA, Jaime Vieira. Liber vi spiritus: liberdade pela força do espírito. Trilhas filosóficas. Caicó, Ano 1, n. 1, jan.-jun. 2008, p. 134-139.

TEIXEIRA NETO, José. Cenas pessoais e marcas educacionais do Diocesano. In: SILVA, Francisco de Assis Costa e SOUZA, Galileu Galilei Medeiros de (Orgs.). In principio erat verbum: 80 anos de nossa história com o Colégio Diocesano Seridoense. Caicó/RN: Letra Capital, 2022, p. 27-37.

Published

2024-12-28

How to Cite

MEDEIROS DE SOUZA, Galileu Galilei. Uma crônica seridoense sobre duas décadas de filosofia. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 21–35, 2024. DOI: 10.25244/1984-5561.2023.4665. Disponível em: https://homologacaoperiodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4665. Acesso em: 6 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê 20 anos do Curso de Filosofia UERN/Caicó (v.16, n.3, 2023, Edição Especial)