Uma crônica seridoense sobre duas décadas de filosofia
DOI:
https://doi.org/10.25244/1984-5561.2023.4665Keywords:
Filosofia, Licenciatura, Projeto Pedagógico, Curso de Filosofia de CaicóAbstract
This article is a chronicle with some data, dates, names, documents and circumstances, which came to mark the history of the 20 years of the Philosophy Course of Caicó, from the perspective of one of its teachers. It is based on the account of its origins as a degree, it accompanies its consolidation inside the Caicó Campus of the University of Rio Grande do Norte, and one comes up with a description of some historical and pedagogical landmarks that characterize the course and make it be what it is.
Downloads
References
ARISTÓTELES. Metafísica. v. 2 Texto Grego com tradução a frente e comentário de Giovanni Reale. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC — Formação).
BRASIL. Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação; Conselho Pleno. Resolução n. 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, 2015.
FAGUET, Émile. A arte de ler. Campinas: Kírion, 2021.
GUITTON, Jean. O trabalho intelectual. Campinas: Kírion, 2018.
LÉVINAS, Emmanuel. Tra noi: saggi sul pensare-all’altro. Milano: Jaca Book, 2002.
MEDEIROS FILHO, João. O GDS ontem e o CDS hoje. In: SILVA, Francisco de Assis Costa e SOUZA, Galileu Galilei Medeiros de (Orgs.). In principio erat verbum: 80 anos de nossa história com o Colégio Diocesano Seridoense. Caicó/RN: Letra Capital, 2022, p. 38-45.
ORTEGA Y GASSET, José. Missão da Universidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999.
PLATÃO. Teeteto. In: PLATÃO. Diálogos: Teeteto, Sofista, Protágoras. São Paulo: EDIPRO, 2014.
ROCHA, Jaime Vieira. Liber vi spiritus: liberdade pela força do espírito. Trilhas filosóficas. Caicó, Ano 1, n. 1, jan.-jun. 2008, p. 134-139.
TEIXEIRA NETO, José. Cenas pessoais e marcas educacionais do Diocesano. In: SILVA, Francisco de Assis Costa e SOUZA, Galileu Galilei Medeiros de (Orgs.). In principio erat verbum: 80 anos de nossa história com o Colégio Diocesano Seridoense. Caicó/RN: Letra Capital, 2022, p. 27-37.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Galileu Galilei Medeiros de Souza

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

