Considerações sobre algumas crí­ticas ao existencialismo de Sartre

Auteurs

  • Élida Karla Alves de Brito UERN
  • Maria Veralúcia Pessoa Porto UERN

Mots-clés :

Existencialismo, Sartre, Crí­ticas

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão a respeito do existencialismo sartreano, fazendo menção das crí­ticas que lhe foram lançadas. Tais crí­ticas se encontram expressas na conferência O Existencialismo é um Humanismo, através da qual o filósofo busca esclarecer o significado do existencialismo e defendê-lo das várias acusações que lhe foram imputadas, principalmente por marxistas e cristãos. Para a compreensão sartreana, o homem é senhor do seu destino e, uma vez lançado no mundo, é o único responsável por tudo o quanto fizer. Essa compreensão se tornará um dos principais fatores que levarão os crí­ticos de seu existencialismo a classificá-lo como uma doutrina obscura, de dureza pessimista, desesperada e que, ainda, carregava sobre si uma espécie de configuração capitalista. Sartre pretende mostrar como, contrariamente ao que diziam as crí­ticas, sua filosofia aponta um caminho de emancipação da humanidade pelo exercí­cio da liberdade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Élida Karla Alves de Brito, UERN

Graduada em Filosofia na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN (E-mail: karlinhazinha17@hotmail.com).

Maria Veralúcia Pessoa Porto, UERN

Graduação (bacharelado e licenciatura) e Mestrado (Filosofia Prática) pela Universidade do Estado do Ceará/UECE. Aluna regular do doutorado em filosofia da Universidade Federal da Paraí­ba/UFPB (E-mail: veraluciapessoaporto@gmail.com).

Références

ABBAGNANO, Nicola. História da filosofia. Tradução: Conceição Jardim, Eduardo Lúcio Nogueira e Nuno Valadas. 4ª ed. Lisboa, janeiro, 2001.

GILES, Thomas Ransom. História do Existencialismo e da Fenomenologia. São Paulo: EPU, 1989.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafí­sica dos Costumes. Tradução: Paulo Quintela. Coimbra: Atlântida, 1960. Coleção Biblioteca Filosófica.

SARTRE, Jean Paul. O Existencialismo é um Humanismo. São Paulo: Abril Cultural. 1973. Coleções Os Pensadores.

Téléchargements

Publiée

2020-06-05

Comment citer

BRITO, Élida Karla Alves de; PORTO, Maria Veralúcia Pessoa. Considerações sobre algumas crí­ticas ao existencialismo de Sartre. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 47–56, 2020. Disponível em: https://homologacaoperiodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1917. Acesso em: 6 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

FLUXO CONTíNUO