Uma valsa para Bergson

Auteurs

  • Caio Yurgel PUC-RS

Mots-clés :

Bergson, Linguagem, Música, Estética, Duração

Résumé

Um exercí­cio de estilo – de que outra maneira escrever acerca de um filósofo laureado Nobel de Literatura
com um livro sobre biologia? Um filósofo-escritor dono de um estilo único, absolutamente literário, capaz
de construir as mais poéticas metáforas para ilustrar os mais complexos temas. E, apesar de tudo, um
filósofo que jamais dedicou abertamente uma obra à Estética. Não, contudo, que dela tenha se privado: a
estética está sempre presente em sua obra, porém camuflada, í s margens, em notas de rodapé. O objetivo
do presente artigo é justamente o de resgatar o pensamento estético de Bergson, compor-lhe uma singela
valsa póstuma. E o propõe a partir de três eixos temáticos: linguagem (literatura), música (estética) e
duração (filosofia). Porém não apenas uma homenagem, senão também uma atualização: Bergson, mas um
Bergson relido na contemporaneidade, onde o risco de afasia espreita cada esquina.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Caio Yurgel, PUC-RS

Mestrando em Teoria da Literatura / Escrita Criativa pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Bacharelado em Filosofia (2007-2011) pela mesma instituição

Références

BERGSON, Henri. Le rire, 13ª edição. Paris: Presses Universitaires de France, 2007.

_________. L"™évolution créatrice, 9ª edição.Paris: Presses Universitaires de France, 2001.

_________. O pensamento e o movente, 1ª edição.Tradução de Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes,
2006.

Téléchargements

Publiée

2020-05-08

Comment citer

YURGEL, Caio. Uma valsa para Bergson. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 21–33, 2020. Disponível em: https://homologacaoperiodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1776. Acesso em: 6 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

FLUXO CONTíNUO