Oficina de filosofia:

sensibilização, reflexão e diálogo

Auteurs

  • Leonardo Lana de Carvalho
  • Luí­s Gustavo Guadalupe Silveira UFU

Mots-clés :

Filosofia, Adolescentes, Oficina pedagógica, Metodologia de ensino

Résumé

Este artigo apresenta uma metodologia de trabalho com filosofia para adolescentes que não está vinculada ao ensino tradicional da História da Filosofia. A experiência relatada fundamenta-se no diálogo filosófico, caracterizado pelo confronto entre diferentes lógos, valorizando a construção coletiva de conceitos, o respeito, o direito à livre expressão e a não aceitação de pensamentos pela imposição. A metodologia de oficinas visa a uma reflexão filosófica do adolescente sobre seu papel social e sua condição de sujeito histórico, reflexão esta suscitada por atividades sensibilizadoras e materializadas em práticas de construção coletiva.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Leonardo Lana de Carvalho

Doutor em Psicologia pela Universidade Lumière Lyon II com pós-doutorado pela Universidade de Paris IV (Sorbonne, FMSH/CNRS), é atualmente bolsista FAPEMIG de Pós-Doutorado Júnior no Instituto de Psicologia da UFU.

Luí­s Gustavo Guadalupe Silveira, UFU

Mestre em filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde é professor substituto do Departamento de Filosofia.

Références

ALMEIDA JÚNIOR, José Benedito. A aula como uma questão filosófica. Cadernos de Estudos Filosóficos, v. 2, p. 13-22, 2006. Disponí­vel em:
< http://www.scribd.com/doc/6654969/ >. Acesso em: 20 abr. 2010.

FLEIG, Mario; SANTOS, Vanice dos. Pensando a Filosofia e seu ensino nas trilhas de Martin Heidegger. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, I., 2003, Santa Maria. Anais. Santa Maria: UFSM, 2003. Disponí­vel em: < http://www.ufsm.br/gpforma/1senafe/bibliocon/pensandoafil.rtf >. Acesso em: 3 mar. 2010.

GELAMO, Rodrigo Pelloso. O Ensino da Filosofia e o Papel do Professor-Filósofo em Hegel. Trans/Form/Ação, v. 31, n. 2, p. 153-166. São Paulo, 2008. Disponí­vel em: < http://www.scielo.br/pdf/trans/v31n2/09.pdf >. Acesso em: 19 fev. 2010.

KAHLMEYER-MERTENS, Roberto S. Heidegger e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (Pensadores e Educação).

KOHAN, Walter Omar; LEAL, Bernardina; RIBEIRO, Álvaro. (Orgs.). Filosofia na Escola Pública. Petrópolis: Vozes, 2000. v. 5. (Filosofia na Escola).

NOBRE, Marcos; TERRA, Ricardo. Ensinar filosofia: uma conversa sobre aprender a aprender. São Paulo: Papirus, 2007.

SILVA, Allyne Thaí­s da et al. Prática de ensino: oficina pedagógica de filosofia
para o ensino médio. In: SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO, 2007, Cascavel. Trabalhos. Cascavel: UNIOESTE, 2007. Disponí­vel em: <http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2007/Simp%C3%B3sio%20Academico%202007/Trabalhos%20Completos/Pratica/PDF/13%20Prat.%20Jocely.pdf >. Acesso em: 17 set. 2009.

SILVEIRA, Maria Neusa G.; CARVALHO, Conceição A. de. Oficinas de Redação Criativa. Lavras, 2000. (Não Publicado).

SIRONI, C. L. R. O movimento "ENA" sob o olhar de um de seus idealizadores. Campinas: Unicamp-FE, GEISH; Lavras: UFLA, 1997.

VIEIRA, A. M.; RIZOTTO, D. C.; CARLETO, E. A.; GONÇALVES, S. A. S. Oficinas Pedagógicas: uma estratégia para o trabalho interdisciplinar. Jornal do PROCAP – Fase Escola Sagarana, ago. 2002. Belo Horizonte: Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, 2002. Coluna de fundamentos, p. 8.

Bibliografia adicional

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. 5. ed. Trad. Márcia de Sá Cavalcante. Petrópolis: Vozes, 1995.

HEGEL, G. W. Friedrich. Introdução à História da Filosofia. Trad. Antônio Pinto de Carvalho. São Paulo: Nova Cultural, 2000. p. 387-400. (Coleção Os Pensadores).

KOHAN, Walter Omar; WALKSMAN, Vera. (Orgs.). Filosofia para crianças na prática escolar. Petrópolis: Vozes, 1998. v. 2. (Filosofia na Escola).

KOHAN, Walter Omar; KENNEDY, David. (Orgs.). Filosofia e infância: possibilidades de um encontro. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. v. 3. (Filosofia na Escola).

KOHAN, Walter Omar. (Org.). Polí­ticas do ensino de filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

PAVIANI, Jayme. Platão e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (Pensadores e Educação).

PLATíO. A república. São Paulo: Nova Cultural, 2000. p. 20-22. (Coleção Os Pensadores).

Téléchargements

Publiée

2020-05-08

Comment citer

CARVALHO, Leonardo Lana de; SILVEIRA, Luí­s Gustavo Guadalupe. Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogo. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 22–32, 2020. Disponível em: https://homologacaoperiodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1758. Acesso em: 6 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

FLUXO CONTíNUO