D-ELETRÔNICO

uma proposta didática aplicada ao ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6111

Palavras-chave:

Ensino de Química, Jogo didático, Distribuição eletrônica, Diagrama de Linus Pauling

Resumo

Os jogos didáticos são ferramentas motivadoras e facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem, proporcionando aos estudantes uma forma diferenciada de aprender conceitos e desenvolver valores. Nesse contexto, a presente investigação apresenta como proposta a elaboração e aplicação de uma atividade lúdica para o ensino de distribuição eletrônica. Para tanto, desenvolveu-se um jogo denominado D-Eletrônico, o qual foi aplicado em duas escolas de ensino médio, situadas na macrorregião do Maciço de Baturité, Ceará. Anterior à aplicação da ferramenta apresentada, constatou-se a dificuldade de entendimento desses conteúdos por parte dos estudantes nas escolas analisadas. Após sua aplicação, observou-se um notável progresso na aprendizagem. Essa constatação sugere que o jogo D-Eletrônico se apresenta como uma proposta pedagógica capaz de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de distribuição eletrônica e orbitais atômicos, de uma forma motivadora e lúdica.

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Biografia do Autor

Izequiel Orlando Nanque, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação (2023) em Química pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atualmente cursando mestrado em Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em área de concetração de Farmacologia e Química medicinal.

José Milton Ferreira Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Biotecnologia pela UFC. Mestre em Química Inorgânica pela UFC. Graduado em Química Licenciatura pela UECE. Docente da UECE, Campus FAFIDAM – Limoeiro do Norte/CE.

Regilany Paulo Colares, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutora em Química pela UFC. Mestra em Química Inorgânica pela UFC. Graduada em Química Industrial pela UFC. Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus da Auroras - Acarape/CE.

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Publicado

2024-11-15

Como Citar

Nanque, I. O. ., Júnior, J. M. F., & Colares, R. P. . (2024). D-ELETRÔNICO: uma proposta didática aplicada ao ensino de Química. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6111

Edição

Seção

Artigos