DA ANCESTRALIDADE AO DIREITO CONTEMPORÂNEO:

UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL DA HISTÓRIA DA VIDA DE MARIA CAROLINA DE JESUS ATRAVÉS DA OBRA “QUARTO DE DESPEJO”, A LEI No 11.346/2006 E O COMBATE À FOME NO BRASIL

Auteurs

  • Adriadna Kelly de Araújo Fernandes
  • Olívia Oliveira Siqueira Campos

DOI :

https://doi.org/10.59776/2764-9970.2025.7022

Mots-clés :

Literatura brasileira, Desigualdades sociais, Escrita e resistência

Résumé

O caminho histórico de Maria Carolina de Jesus, autora da obra “Quarto de Despejo”, é entrelaçado com a trajetória brasileira que é marcada pela ancestralidade, desigualdades sociais e a luta contra a fome. Nesse viés, uma análise interseccional sobre sua história e a história da fome no Brasil, revela as complexidades sociais e políticas do país a serem ainda enfrentadas. Nesses moldes, a Lei nº 11.346/2006, que instituiu o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), é um marco na luta contra a fome, mas desafia a implementação efetiva. Portanto, a obra de Carolina de Jesus continua a inspirar a reflexão sobre as condições de vida dos marginalizados e o papel do Estado frente a tais demandas. Desse modo, o presente trabalho destaca a urgência de políticas que abordem não apenas a fome, mas também suas raízes estruturais e históricas, através da revisão detalhada da literatura existente sobre a vida de Maria Carolina de Jesus, a legislação relacionada à fome no Brasil e os desafios contemporâneos enfrentados pelo país nessa área, além de análises de documentos legislativos, produções científicas e dados quantitativos sobre segurança alimentar que, evidenciam que essa ainda é pauta atual e urgente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Adriadna Kelly de Araújo Fernandes

Graduanda de Direito pelo Centro Universitário Católica do RN. Membro dos projetos “Direito na Comunidade” e “Galeria Jurídica” da Unicatólica, e do “PETSaúde – EQUIDADE” do Governo Federal.

Olívia Oliveira Siqueira Campos

Professora do curso de Direito da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN) – Mossoró/RN. Mestre em Ciências Sociais e Humanas e Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Direito Privado pela Universidade Gama Filho.

Téléchargements

Publiée

2025-04-14

Numéro

Rubrique

Linha 1 - O passado e as histórias apagadas: Resgate histórico e herança cultural no Brasil

Articles similaires

1 2 3 4 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.