Reglas para el uso de la IA

Políticas e condições de uso de Inteligência Artificial (IA)

De acordo com as pesquisas conduzidas pelo Committee on Publication Ethics (COPE) acerca de Chatbots e Inteligência Artificial Generativa em publicações acadêmicas, a Revista Geotemas estabelece as seguintes diretrizes para submissão e avaliação:

1. Chatbots não podem ser identificados como autores ou coautores em nenhum trabalho enviado para a Revista Geotemas. Nenhuma ferramenta de Inteligência Artificial deve ser empregada na criação de textos que integram a estrutura do artigo a ser enviado para a revista.

Os chatbots não satisfazem os requisitos de autoria, uma vez que não têm a capacidade de dar a aprovação final da versão a ser publicada, assumir as responsabilidades pelo trabalho enviado, entender conflitos de interesse ou administrar contratos de direitos autorais e licenças.

2. Se um chatbot for empregado para coletar dados, criar gráficos, analisar bases de dados, entre outras tarefas relacionadas ao suporte e organização de elementos que contribuíram para a elaboração do artigo, os autores devem ser claros quanto ao seu propósito, além de especificar qual chatbot foi empregado e as demais informações sobre sua utilização na elaboração do artigo.

Os escritores que empregarem ferramentas de Inteligência Artificial na criação de imagens ou elementos gráficos do artigo, coleta e interpretação de dados, entre outras tarefas que não se enquadram na produção de texto do artigo, devem ser claros ao informar, tanto no Resumo quanto na Metodologia (ou seção equivalente), o tipo de chatbot empregado, o papel desempenhado pela IA e o modo como esse procedimento se deu.

Para permitir a análise científica, que inclui a replicação e a detecção de falsificações, é essencial que as informações sobre a utilização da ferramenta de Inteligência Artificial sejam divulgadas em sua totalidade, incluindo as características da ferramenta, os resultados da pesquisa, o horário e a data da consulta.

3. Os autores têm total responsabilidade pelo conteúdo de seu trabalho acadêmico, incluindo os aspectos relacionados à pesquisa, organização e análise dos dados e informações que compõem o artigo. Assim, são responsáveis por qualquer transgressão da ética de publicação.

4. Os editores e avaliadores da Revista Geotemas não devem empregar recursos de Inteligência Artificial para realizar as avaliações e análises dos trabalhos enviados ao periódico.

Se qualquer ferramenta de Inteligência Artificial for empregada durante a análise e avaliação de submissões, os editores e pareceristas devem notificar sua utilização (conforme o ponto 2) e estar cientes de que a avaliação/análise realizada será descartada do processo editorial.

Referências

COPE - Committee on Publication Ethics. Autoria e ferramentas de IA. Disponível em: https://publicationethics.org/cope-position-statements/ai-author. Acesso em: 01 maio 2025.

SCIELO Brasil. Guia de uso de ferramentas e recursos de Inteligência Artificial na comunicação de pesquisas na Rede SciELO. Disponível em: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia-de-uso-de-ferramentas-e-recursos-de-IA-20230914.pdf. Acesso em: 01 maio 2025.