Curta-metragem: uma proposta de abordagem dos multiletramentos e do letramento multimodal crítico no ensino de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02531

Palavras-chave:

Multiletramentos. Letramento multimodal crítico. Ensino de língua portuguesa

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma experiência em sala de aula com o gênero curta-metragem, que nos permitiu trabalhar a abordagem do letramento multimodal crítico com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Como aporte teórico, utilizamos as reflexões de Kress e Hodge (1988), no tocante à Semiótica Social; do Grupo Nova Londres (1996), sobre a Pedagogia dos Multiletramentos; de Kress e Van Leeuwen (2006, 2021), acerca da multimodalidade; de Callow (2008), a respeito do letramento multimodal crítico; e de Marcuschi (2009), sobre os gêneros textuais. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e consiste em analisar a prática pedagógica na qual o gênero curta-metragem foi explorado em sala de aula com o objetivo de promover o letramento multimodal crítico. Os resultados da experiência de ensino revelaram que o gênero curta-metragem possibilita lançar luz sobre a prática do letramento multimodal crítico dos alunos, bem como lhes oferecer a possibilidade de reconhecer essa construção como narrativa, dotada de características multimodais com potencial para construir sentidos e desenvolver o pensamento crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suelen Maria de Moura Barros Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (POSLA/UECE). Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva da Educação Básica do Município de Pacatuba-CE. Integrante do grupo de pesquisa Multimodalidade e Letramento Visual Crítico no ensino, materiais didáticos e formação docente na UECE.

Janaína Muniz da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (POSLA/UECE). Graduada em Letras Português pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Formadora de Professores de Língua Portuguesa da Prefeitura de Fortaleza-CE. Integrante do grupo de pesquisa Multimodalidade e Letramento Visual Crítico no ensino, materiais didáticos e formação docente na UECE.

Antônia Dilamar Araújo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Letras - Língua Inglesa e Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Pós-doutorado em Educação pela Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB). Professora Titular da Universidade Estadual do Ceará. Líder do grupo de pesquisa Multimodalidade e Letramento Visual Crítico no ensino, materiais didáticos e formação docente.

Referências

ALCÂNTARA, J. C. D. Curta-metragem: gênero discursivo propiciador de práticas multiletradas. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.

BARBOSA, V. S. Multimodalidade e letramento visual: uma proposta de intervenção pedagógica para integrar as habilidades de ler e ver no processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2017. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.

BEZEMER, J.; JEWITT, C. Social Semiotics. In: ÖSTMAN, J.; VERSCHUEREN, J. (eds.). Handbook of Pragmatics. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2009. p. 1–13.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor-pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

CALLOW, J. Show me: principles for assessing students’ visual literacy. The Reading Teacher, v. 61, n. 8, p. 616–626, 2008. DOI: https://doi.org/10.1598/RT.61.8.3. Acesso em: 16 ago. 2025.

CALLOW, J. The rules of visual engagement: images as tools for learning. Screen Education, n. 65, p. 72–79, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/281069694_The_Rules_of_Visual_Engagement_Images_as_Tools_for_Learning. Acesso em 25 nov. 2025.

GRUPO NOVA LONDRES. Uma pedagogia dos multiletramentos: projetando futuros sociais. Revista Linguagem em Foco, v. 13, n. 2, p. 101–145, 1996. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5578. Acesso em 25 nov. 2025.

HODGE, R.; KRESS, G. Social semiotics. London: Polity Press, 1988.

JANKS, H. A importância do letramento crítico. Letras & Letras, v. 34, n. 1, p. 15–27, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/LL63-v34n1a2018-1. Acesso em: 16 ago. 2025.

KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Colour as a semiotic mode: notes for a grammar of colour. Visual Communication, v. 1, n. 3, p. 343–368, 2002. DOI: https://doi.org/10.1177/1470357202001003. Acesso em 25 de nov. 2025.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 3.ed. New York: Routledge, 2021.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

OLIVEIRA, S. Texto visual e leitura crítica: o dito, o omitido, o sugerido. Revista Linguagem & Ensino, v. 9, n. 1, p. 15–39, 2019. DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v9i1.15626. Acesso em 25 nov. 2025.

ROJO, R. H. R.; KARLO-GOMES, G.; SILVA, A. M. dos S. H. da . Multiletramentos na escola: uma entrevista com Roxane Rojo. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 8, p. e199822, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1998. Acesso em: 22 out. 2025.

SANTOS, A. S. O processo de escrituração do gênero curta-metragem como ferramenta de desenvolvimento da consciência crítica. 2021. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.

SARDINHA, P. M. M. Letramento crítico: uma abordagem crítico-social dos textos. Revista Linguagem e Cidadania, Santa Maria, v. 20, p. 1–17, jan.–dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5902/1516849232421. Acesso em: 16 ago. 2025.

Downloads

Publicado

06-12-2025

Como Citar

LIMA, Suelen Maria de Moura Barros; SILVA, Janaína Muniz da; ARAÚJO, Antônia Dilamar. Curta-metragem: uma proposta de abordagem dos multiletramentos e do letramento multimodal crítico no ensino de língua portuguesa. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 14, p. e02531, 2025. DOI: 10.22297/2316-17952025v14e02531. Disponível em: https://homologacaoperiodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/7424. Acesso em: 6 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.