Curta-metragem: uma proposta de abordagem dos multiletramentos e do letramento multimodal crítico no ensino de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02531Palavras-chave:
Multiletramentos. Letramento multimodal crítico. Ensino de língua portuguesaResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma experiência em sala de aula com o gênero curta-metragem, que nos permitiu trabalhar a abordagem do letramento multimodal crítico com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Como aporte teórico, utilizamos as reflexões de Kress e Hodge (1988), no tocante à Semiótica Social; do Grupo Nova Londres (1996), sobre a Pedagogia dos Multiletramentos; de Kress e Van Leeuwen (2006, 2021), acerca da multimodalidade; de Callow (2008), a respeito do letramento multimodal crítico; e de Marcuschi (2009), sobre os gêneros textuais. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e consiste em analisar a prática pedagógica na qual o gênero curta-metragem foi explorado em sala de aula com o objetivo de promover o letramento multimodal crítico. Os resultados da experiência de ensino revelaram que o gênero curta-metragem possibilita lançar luz sobre a prática do letramento multimodal crítico dos alunos, bem como lhes oferecer a possibilidade de reconhecer essa construção como narrativa, dotada de características multimodais com potencial para construir sentidos e desenvolver o pensamento crítico.
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