O lugar do “outro” no ensino de Língua Portuguesa: uma análise do trabalho com a alteridade a partir de textos de Clarice Lispector

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02506

Palavras-chave:

Alteridade, Educação Literária, Clarice Lispector

Resumo

O texto literário é frequentemente evocado como uma ferramenta de acesso a novas perspectivas e de potencial reformulação das representações de si e do “outro”. Ao mesmo tempo, teorias culturais contemporâneas reforçam a necessidade de serem concretizadas práticas pedagógicas que permitam a compreensão de processos sociais e culturais envolvidos no estabelecimento das diversas relações de alteridade. Considerando a importância desse trabalho na educação escolar e as potencialidades do texto literário para a construção de reflexões sobre os diversos “outros” sociais / culturais, procurou-se identificar e analisar se e como livros didáticos de Língua Portuguesa exploram tais possibilidades a partir da obra de uma autora específica: Clarice Lispector. Para isso, foram postas em diálogo perspectivas de autores do campo dos Estudos Culturais – especialmente Hall (2014), Silva (1999; 2014) e Woodward (2014) -, de pesquisadores do campo da educação literária – principalmente Petit (2019), Rouxel (2013a; 2013b) Rezende (2013) e Mazauric (2013) - e de autores da teoria e da crítica literária – como Kahn (2005), Jaffe (2016) e Pontieri (1994). Além disso, foram analisados livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio aprovados no PNLD 2021 quanto à presença e ao trabalho desenvolvido com textos de Clarice Lispector. A análise concluiu que em dois, dos cinco livros analisados, foi possível encontrar atividades que propusessem reflexões sobre identidade e alteridade, ressaltando o potencial da obra clariceana para esse tipo de reflexão no âmbito do ensino de Língua Portuguesa.

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Biografia do Autor

Ana Luiza Barretto Bittar-Palu, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Integra o grupo de pesquisa Nós-Outros: Linguagem, Memória e Direitos Humanos. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

25-08-2025

Como Citar

BITTAR-PALU, Ana Luiza Barretto. O lugar do “outro” no ensino de Língua Portuguesa: uma análise do trabalho com a alteridade a partir de textos de Clarice Lispector . Diálogo das Letras, [S. l.], v. 14, p. e02506, 2025. DOI: 10.22297/2316-17952025v14e02506. Disponível em: https://homologacaoperiodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6988. Acesso em: 6 out. 2025.

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