Mapeamento de cursos de formação de professores de espanhol no Nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02504Palavras-chave:
Reforma do Ensino Médio, Formação de professores de espanhol, MapeamentoResumo
Nos últimos anos, o cenário do ensino de espanhol no Brasil tem se modificado em decorrência da revogação da Lei 11.161, de 2005, da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) e, da reforma do Ensino Médio, iniciada em 2017 e consolidada em 2024. Diante do trâmite processual que envolveu dita reforma e das discussões sobre o lugar do espanhol no Ensino Médio, um argumento foi reproduzido por deputados e senadores: o de que não haveria professores de espanhol suficientes para atuação no Brasil. Considerando o exposto, neste artigo, vinculado à Linguística Aplicada Indisciplinar (Moita Lopes, 2006), partimos de uma revisão teórica sobre o contexto de proposição e aprovação da reforma do Ensino Médio e, em seguida, através de um mapeamento, apresentamos os cursos de formação de professores de espanhol de universidades públicas do Nordeste do país. A pesquisa é documental e de levantamento, com abordagem qualitativa e viés quantitativo, uma vez que se baseia na análise de sites oficiais, canais institucionais e projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) das universidades em questão. Para validar os dados, foram realizados contatos com docentes e representantes institucionais. Os dados levantados possibilitam não só desconstruir um argumento falacioso utilizado por deputados e senadores, mas nos permite registrar os lugares de formação dos professores de espanhol no Brasil, reivindicando seu devido espaço no cenário educacional brasileiro.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 11.161, de 5 de agosto de 2005. Dispõe sobre o ensino da língua espanhola. 2005.
BRASIL. Medida Provisória n. 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e a Lei n. 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 20 de dezembro de 2017.
BRASIL. Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. 2017. Altera as Leis n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.
BRASIL. Projeto de Lei 5230, de 2023. 2023. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a fim de definir diretrizes para o ensino médio, e as Leis nºs 14.818, de 16 de janeiro de 2024, 12.711, de 29 de agosto de 2012, e 11.096, de 13 de janeiro de 2005.
COSTA JUNIOR, J. V. L. da; CARVALHO, T, L. de. Quando políticas de resistência se transformam em políticas linguísticas oficiais: o espanhol no Nordeste brasileiro. Revista X, v. 15, n. 05, p. 172-193, 2020. DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73305. Acesso em: 30 ago. 2024.
CARVALHO, T. L. de; COSTA JUNIOR, J. V. L. da. El español en la educación brasileña: desde el histórico nacional hasta las especificidades en las IES de Rio Grande do Norte. Revista Leia Escola, v. 20, n. 02, p. 305 – 317, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3434. Acesso em: 30 set. de 2024.
CARVALHO, T. L. de; COSTA JUNIOR, J. V. L. da. El español en el PPGL/UERN: un estudio acerca de las tesis de doctorado defendidas en el último cuatrienio (2017-2020). In: FALCÃO, C. A; SILVA, G. M. da; MOREIRA, G. L. (org.). O ensino do espanhol como língua estrangeira no RN: cenário atual, desafios e expectativas na formação de professores. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/wp-content/uploads/2024/04/eBook_Ensino-espanhol.pdf. Acesso em: 25 set. 2024.
CARVALHO, J. P. Contrastes e reflexões sobre o ensino de espanhol em escolas públicas do DF: uma visão real acerca da implantação da lei 11.161/2005. 2014. 249 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
CARVALHO, T. L. de; COSTA JUNIOR, J. V. L. da. Ensino de Espanhol no Brasil: histórias de resistências. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2022.
FAGUNDES, A; LACERDA, D. P, SANTOS, G. R. dos (org.). #FicaEspanhol no RS: políticas linguísticas, formação de professores, desafios e possibilidades. Campinas, SP: Pontes, 2019.
MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
MOREIRA, G. L; PONTES, V. de O. (org.). O ensino de Espanhol como Língua Estrangeira na educação brasileira: o Ceará em foco. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2021.
MOTTA, T. C. O encerramento do curso de licenciatura em Letras-Espanhol na modalidade EaD do IFRN - campus zona leste: um relato de experiência. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais. Natal, RN, IFRN, 2022. Sem paginação. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/491550.pdf. Acesso em: 30 set. 2024.
PAULINO, L. da S. A Lei 11.191/2018 e o seu processo de criação a partir de uma análise político-linguística. 2021. 165 f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.
PONTE, A. S. Espanhol na Paraíba: desafios para além das leis. In: CARVALHO, T. L. de; COSTA JUNIOR, J. V. L. da. (org.). Ensino de Espanhol no Brasil: histórias de resistências. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2022. p. 127-141.
RODRIGUES, M. M; AMARAL, E. T. R; MATOS, D. Movimento #Ficaespanhol: lutas e resistências. Campinas, SP: Pontes Editores, 2024.
SILVA JÚNIOR, A. F. da. Reflexões sobre políticas de formação de professores de línguas estrangeiras antes e depois da BNCC. Revista Ilustração, v. 01, n. 03, p.103-114, 2020. Disponível em: https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/32. Acesso em: 30 ago. 2024.
SILVA JÚNIOR, A. F. da; FERNÁNDEZ, G. E; KANASHIRO, D. Formação docente e resistência: (re)visitando ações para a permanência do espanhol no currículo escolar. In: COSTA, A. R; SILVA JÚNIOR, A. F. da S; ZAMBRANO, C. E. G; SILVA, M, V. da. (org.). Caminhar, transitar, transgredir pela Linguística Aplicada crítica e decolonial. Boa Vista, RR: UERR Edições, 2024. p. 116-137.
TEIXEIRA, W. B; CASTRO-HEUFEMANN, F. M; FERREIRA, C. J. Ensinando Espanhol no Amazonas: experimentando, integrando e resistindo. Manaus: Edua, 2021.
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UFPE. Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura em Letras. Campus Garanhuns, Campus Mata Norte e Campus Petrolina. Recife, 2017.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB. Projeto de Redimensionamento do Curso de Licenciatura com Habilitação em Língua Espanhola e Literaturas. Salvador, 2019.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB. Projeto de Renovação de Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Letras, Língua Espanhola e Literaturas. Santo Antônio de Jesus, 2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB. Projeto Pedagógico de Curso Letras Espanhol Licenciatura - Campus I - Licenciatura. Campina Grande, 2016.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB. Projeto Pedagógico de Curso Letras Português Espanhol (Dupla Habilitação) Modalidade a Distância - EaD Licenciatura. Campina Grande, 2022.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL. Projeto Pedagógico de Curso: Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola e suas Literaturas. São Miguel dos Campos, 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - UEFS. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras: Português e Espanhol. Feira de Santana, 2017.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC. Projeto Pedagógico dos Cursos de Letras: Licenciaturas: Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas e em Língua Espanhola e suas Literaturas. Ilhéus, 2022.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Letras - Língua Espanhola e Literaturas, Modalidade Presencial. Pau dos Ferros, 2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literaturas. Bacabal, 2015.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA. Projeto Pedagógico do Curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literaturas. São Luís, 2022.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol. Teresina, 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL. Projeto Pedagógico do Curso de Letras Licenciatura a Distância. Habilitação: Espanhol. Maceió, 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL. Projeto Pedagógico Do Curso de Letras Espanhol Licenciatura. Maceió, 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE. Projeto Pedagógico do Curso: Graduação em Licenciatura / Letras – Espanhol. RECIFE, 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC. Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Língua Espanhola e Suas Literaturas. Fortaleza, 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA. Projeto Político Pedagógico Curso de Letras Licenciatura. São Luís, 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Letras - Língua Espanhola e Literaturas. Modalidade Presencial. Currais Novos, 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Letras - Língua Espanhola e Literaturas. Modalidade Presencial. Natal, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Veranildo Lopes da Costa Junior, Tatiana Lourenço de Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.