Sobre descolonizar os afetos: uma perspectiva crítica decolonial de Geni Núñez

NÚÑEZ, Geni. Descolonizando os afetos: experimentações sobre outras formas de amar. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023. 192 p.

Autores

Resumo

Nos últimos anos, as buscas por termos como “não monogamia” têm crescido exponencialmente no Google, principal buscador on-line. Nos veículos de imprensa, matérias jornalísticas destacam que arranjos afetivos-sexuais não monogâmicos têm encontrado cada vez mais adeptos, especialmente entre os jovens. Seria essa, portanto, uma tendência nos dias de hoje? Segundo a ativista indígena brasileira Geni Núñez, em seu livro intitulado “Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar” (2023) a pluralidade das  formas de se organizar afetivamente já existia na cosmovisão dos povos originários. Desse modo, a não monogamia, não como a conhecemos hoje, já era uma realidade em Pindorama, hoje conhecida como as terras do Brasil, antes da chegada dos colonizadores portugueses em 1500. 

Nesta obra, dividida em três partes, a autora revisita o processo pelo qual a monogamia se estabelece como uma monocultura dos afetos, em um movimento teórico-metodológico que, por um lado, visa a desconstrução do discurso da moral cristã castradora que ainda impera nos dias atuais e, por outro, num movimento de reafirmação cultural, epistêmica e social das tradições dos povos originários que desde a chegada dos invasores resistem à violência da catequese, ao racismo religioso e controle dos corpos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ALLYSON DARLAN MOREIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Allyson Darlan Moreira da Silva é jornalista e administrador formado pela UFRN, onde também concluiu mestrado em Estudos da Mídia e doutorado em Ciências Sociais. Atualmente, faz estágio pós-doutoral em Ciências Sociais e Humanas na UERN, pesquisando empreendedorismo e gestão da inovação em comunicação e cultura digital.

Karlla Christine Araújo Souza, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Graduada em Antropologia (PPGCS/UFCG), Mestra e Dra. em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (PPGS/UFPB), Professora Adjunta IV do Departamento de Ciências Sociais e Política (DCSP) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN), membra do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo (GECOM/UERN).

Downloads

Publicado

2025-09-17