Método do caso e prudência no ensino jurídico.

Autores

Resumo

O artigo enfoca a necessidade de adoção do método de estudo de caso aliado à análise das oito virtudes da prudência para otimização da qualidade do ensino nos cursos jurídicos brasileiros. Em que pese o surgimento do pós-positivismo e o evolver do Estado de Democrático de Direito comprometido com a concretização de direitos fundamentais, a partir da segunda metade do século XX, a metodologia de ensino implantada desde a criação dos primeiros cursos jurídicos brasileiros no século XIX, mantém-se como o método didático predominante. Esse fato compromete a possibilidade de formação de operadores do Direito capazes de manejar um ordenamento jurídico pautado por inúmeros princípios num contexto estatal de agigantamento do papel do Poder Judiciário. Aborda-se que a concepção acerca do que é o Direito repercute diretamente na maneira de ensiná-lo. Para tanto, o presente trabalho segue o método de abordagem dedutivo em pesquisa qualitativa bibliográfica, elaborando uma análise por meio do uso combinado dos métodos de procedimento histórico e comparativo, concluindo-se que a adoção do método do estudo do caso combinado com a análise das oito virtudes da prudência é a proposta adequada ao crescimento qualitativo dos cursos de Direito no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Araujo Ximenes, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Doutora em Direito Constitucional pela UNIFOR, Mestre em Direito Constitucional pela UFC, Professora de Filosofia do Direito da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Orientadora do projeto de extensão em Cidadania e Direitos Humanos NAJUP Dom Helder Câmara. Promotora de Justiça do estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Direito Processual Civil. Especialista em Direito do Consumidor. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará com Habilitação em Teoria do Estado. ORCID: 0009-0005-9888-7395.

Isabel Ximenes Teixeira Mendes , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.Vice Coordenadora do Cursinho Popular Nisia Floresta. Estagiária de Direito no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. ORCID: 0009-0004-1252-6664.

Downloads

Publicado

2025-05-31