Método do caso e prudência no ensino jurídico.
Resumo
O artigo enfoca a necessidade de adoção do método de estudo de caso aliado à análise das oito virtudes da prudência para otimização da qualidade do ensino nos cursos jurídicos brasileiros. Em que pese o surgimento do pós-positivismo e o evolver do Estado de Democrático de Direito comprometido com a concretização de direitos fundamentais, a partir da segunda metade do século XX, a metodologia de ensino implantada desde a criação dos primeiros cursos jurídicos brasileiros no século XIX, mantém-se como o método didático predominante. Esse fato compromete a possibilidade de formação de operadores do Direito capazes de manejar um ordenamento jurídico pautado por inúmeros princípios num contexto estatal de agigantamento do papel do Poder Judiciário. Aborda-se que a concepção acerca do que é o Direito repercute diretamente na maneira de ensiná-lo. Para tanto, o presente trabalho segue o método de abordagem dedutivo em pesquisa qualitativa bibliográfica, elaborando uma análise por meio do uso combinado dos métodos de procedimento histórico e comparativo, concluindo-se que a adoção do método do estudo do caso combinado com a análise das oito virtudes da prudência é a proposta adequada ao crescimento qualitativo dos cursos de Direito no Brasil.
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