Um Modelo de Participação Popular para evitar uma nova crise de governança no Brasil: um estudo de caso em Sorocaba, São Paulo, Brasil
Resumo
Resumo:A Governança Compartilhada por meio da participação popular e controle social é o grande desafio que se coloca na prática para combater a corrupção e obter maior efetividade nas políticas públicas. Além de uma revisão de literatura sobre corrupção e governança compartilhada, o artigo apresenta um modelo teórico de Participação Popular e Mudança Cultural para Redução da Corrupção – PMRC. Este modelo demonstra que o compartilhamento de conhecimentos e soluções com a sociedade e com os outros países tem potencial de mudar a cultura nacional e, então, reduzir a corrupção. O estudo conclui que, para combater a corrupção, é necessário passar do olhar jurídico para o foco na mudança da cultura ética da nação, começando pelo exemplo do governo.
Palavras-chave: Cultura nacional; Governança compartilhada; Mudança cultural; Participação popular.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Juridicidade Constitucional e Democracia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.