AVALIAÇÃO DO ENSINO/APRENDIZAGEM DE CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL 04 DE JUNHO/ERERÉ – CE
DOI:
https://doi.org/10.59776/2526-3889.2025.5606Palavras-chave:
Geography; Scholar Cartography, BNCCResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de ensino/aprendizagem da Cartografia no 6º ano do ensino fundamental, a partir dos conceitos e metodologias utilizadas em sala de aula na Escola Municipal 04 de Junho no município de Ereré/CE. Nesse sentido, foi desenvolvido uma revisão bibliográfica acerca da temática; realização de observação participante das aulas de Geografia; aplicação de questionários aos alunos com base na BNCC; e entrevista com a professora acerca dos conceitos e metodologias utilizadas no ensino de Cartografia para alunos do 6° ano do ensino fundamental. Os resultados mostraram que a Cartografia instigou os alunos na aprendizagem dos conceitos geográficos, mas sentiram dificuldades, pois os conceitos apresentados não continham bases conceituais previamente construídas no fundamental I, como está preconizado na BNCC. Entende-se, portanto, que a formação do professor e a construção conceitual da Cartografia por parte dos alunos influenciam na relação ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista GeoInterações

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.