EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO NOVO ENSINO MÉDIO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59776/2526-3889.2025.5281

Abstract

O texto analisa formação e prática docentes a partir da vivência do Estágio Supervisionado em Geografia III, desenvolvido no ano de 2022 numa escola de Ensino Médio em Limoeiro do Norte-CE, em um cenário de dois contextos relevantes: o retorno das atividades presenciais pós-pandemia do Covid-19 e as mudanças no trabalho docente em decorrência das reformas curriculares implementadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pela Lei do Novo Ensino Médio (NEM). Para embasar a discussão entre o escrito e o vivido, utilizamos autores como Pinheiro e Lopes (2021), Santos (2018; 2019), Santana Filho (2020) e Lima (2008). Em linhas gerais, o Estágio Supervisionado possibilitou refletir e vivenciar alguns desafios da formação docente que se desdobrarão no exercício da profissão e, principalmente, no contexto das reformas curriculares. São eles: redução de conteúdos e da carga horária de disciplinas das Ciências Humanas e Ciências da Natureza; criação dos itinerários formativos e disciplinas eletivas sem material didático associado e a desvalorização de algumas áreas do conhecimento. Este último aspecto impacta, diretamente, os cursos de licenciatura, considerando que a não obrigatoriedade de algumas disciplinas em todo o Ensino Médio tem ocasionado, juntamente com outros fatores, a desvalorização das licenciaturas em todo o Brasil.  

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Published

2025-10-24

How to Cite

MELO FREIRE, Francisco Lucas; DA SILVA PEREIRA, Camila; LIMA PEREIRA, José Erison. EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO NOVO ENSINO MÉDIO. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.59776/2526-3889.2025.5281. Disponível em: https://homologacaoperiodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/5281. Acesso em: 6 dec. 2025.